Economia
Bolsonaro declara que gasolina está barata: “Custa R$ 1,95 na refinaria”
Chefe do executivo rebateu críticas relacionadas às constantes altas do combustível, dizendo que imposto federal está fixo há anos.
Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que a gasolina no Brasil está “barata”. O mandatário justificou a afirmação ao dizer que o combustível “custa R$ 1,95 na refinaria”.
Leia mais: Gasolina tem alta de 1,13% em agosto e atinge preço médio de R$ 6,103
“Está barata a gasolina. Não, está barata… Custa R$ 1,95 na refinaria. Até chegar na ponta, lá…”, disse o chefe do executivo. Do outro lado, nos postos, a última média semanal do preço do líquido trazida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) foi de R$ 5,866.
“Você pode ver, o imposto federal na gasolina existe. Chama-se PIS-Cofins. Ele é o mesmo valor fixo desde que eu assumi. Por dois anos e meio eu não aumentei nada. Agora, o ICMS está quase o dobro do que estava no início de janeiro. ICMS é dos governadores. Eu não sou… eu sou passível de crítica, sem problema nenhum, agora, vamos criticar com razão”, disse o presidente em resposta às críticas de alta no preço dos combustíveis.
Custo da gasolina
O preço da gasolina que sai das refinarias subiu de R$ 2,69 para R$ 2,78 – uma alta de 3,3% – após reajuste feito pela Petrobras na semana passada. A estatal leva em consideração o preço de 73% de um litro de gasolina, visto que aqui no país, acrescenta-se álcool no combustível antes de colocá-lo à venda.
Neste caso, um litro de gasolina que vai para o tanque do consumidor é composto de 73% de gasolina e 27% de álcool. Seguindo esses parâmetros, a Petrobras então é responsável por R$ 1,97 do custo de um litro de gasolina que é vendido nos postos.
Segundo a empresa, a alta no valor médio da gasolina segue o aumento dos patamares internacionais de preços. Eles servem como uma forma de garantir que o mercado não sofra com o risco de uma crise de desabastecimento.
Em se tratando dos repasses no valor final, ou seja, para o bolso do consumidor, outras questões devem ser consideradas, como impostos estaduais, adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel, além da margem cobrada pela distribuição e revenda.

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