Automobilística
Botão do pânico: o que é e como funciona?
Alguns modelos de carros vêm equipados com um botão de emergência. Descubra aqui o real papel desse comando.
É provável que você nunca tenha visto, mas existem alguns carros que possuem um botão S.O.S., emergência ou algo do tipo. O motivo para não vê-lo é que, normalmente, ele é instalado em apenas alguns casos, além de ficar em um local de difícil visualização.
Esse botão é, na verdade, um recurso de segurança que pode fazer toda a diferença em casos de assalto, sequestro, acidente ou mal súbito. Ele permite que o cliente acione um serviço de monitoramento 24 horas, que irá rastrear a localização do veículo e enviar ajuda imediata.
O dispositivo deve ser instalado em um local discreto, mas de fácil acesso, como no painel, volante, porta-luvas ou no espelho retrovisor interno, para citar alguns exemplos. Ao pressioná-lo, o cliente envia um alerta silencioso para a central de atendimento da empresa de segurança, que irá verificar a situação e tomar as providências necessárias.
Por se tratar de algo sério, apertar o botão sem motivo pode até gerar multa. O serviço de monitoramento funciona da seguinte maneira:
- ao receber o sinal de emergência, a central entra em contato com o cliente pelo telefone celular cadastrado;
- se o cliente atender, ele poderá informar o que está acontecendo e receber orientações sobre como proceder;
- caso o cliente não atenda ou se houver indícios de que ele está sob coação, a central aciona a polícia e o departamento especializado da empresa, que conta com profissionais treinados para lidar com situações de crise;
- também é possível escolher que a central informe os contatos de emergência do cliente, como familiares ou amigos, sobre o ocorrido.
Assim, o botão de emergência é um serviço opcional que pode ser contratado junto com o seguro do veículo ou com uma empresa especializada em rastreamento e monitoramento. O custo varia de acordo com o tipo de veículo, a cobertura e a empresa contratada.
Essa é uma ferramenta que pode garantir mais segurança para os motoristas, mas que jamais deve substituir os cuidados básicos para evitar situações de risco no trânsito.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?