Economia
BPC: fique atento aos motivos que podem cancelar os pagamentos
BPC é um auxílio do governo destinado a idosos e pessoas com deficiência com baixa renda. Veja o que pode gerar seu cancelamento.
Idosos com mais de 65 anos que não contribuíram tempo suficiente com a Previdência Social para se aposentar, bem como pessoas com deficiência incapacitante de qualquer idade, podem estar aptos a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O benefício tem como objetivo auxiliar pessoas que fazem parte desses grupos e que estejam passando por uma situação de vulnerabilidade social. Nesses casos, eles recebem um valor mensal equivalente a um salário mínimo, hoje R$ 1.320.
Cerca de 8 milhões de famílias são beneficiadas pelo programa atualmente. Para fazer parte desse grupo, é preciso ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda de no máximo ¼ do salário mínimo por pessoa e, em caso de pessoas com deficiência, comprovar a incapacidade por meio de uma perícia médica.
Motivos para cancelamento
Essas regras são muito importantes para a manutenção do benefício e estar em desacordo com alguma delas pode levar à perda do BPC. Outro caso que gera o cancelamento do auxílio é exercer atividade remunerada.
O benefício é suspenso quando o beneficiário passa a trabalhar formalmente, ou seja, com carteira assinada. Porém, ele pode ser solicitado novamente quando a relação trabalhista se encerra. Quem se torna um Microempreendedor Individual (MEI) também precisa desistir das parcelas mensais.
No caso das pessoas com deficiência que recebem o BPC e começam a trabalhar, há o auxílio-inclusão, que paga mensalmente metade do valor do programa como forma de incentivar sua volta ao mercado de trabalho. Se o indivíduo perder de emprego, o valor mensal volta a ser integral.
Além disso, falta de atualização no Cadastro Único, dados incoerentes ou superação da condição que levou o cidadão a ser contemplado com o benefício e morte do beneficiário também levam ao cancelamento.
Como proceder
Quem tiver o benefício cancelado injustamente pode realizar uma defesa, que passa por uma análise de até 30 dias, utilizando os canais do INSS. O procedimento pode ser feito pela Central de Atendimento 135, das 7h às 22h, ou pelos canais do instituto na internet.
É possível conseguir mais informações pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares Android e iOS, e também no site gov.br, onde também estão disponíveis serviços de solicitação de benefícios.

-
Bancos24 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF20 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia16 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas12 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver