Economia
BPC/LOAS: conheça o auxílio do governo para quem nunca pagou INSS
Mesmo que nunca tenha contribuído um centavo para o INSS, você pode ter direito a receber um salário mínimo mensal.
Você já ouviu falar do BPC/LOAS? Se você ou alguém próximo nunca contribuiu com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), mas chegou aos 65 anos ou tem alguma deficiência e enfrenta dificuldades financeiras, esse benefício pode ser um grande apoio. Aqui vai um guia simples para entender e buscar essa ajuda.
O que é o BPC/LOAS?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um apoio do governo para idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência que estão em situação de baixa renda. Mesmo que nunca tenha descontado um centavo para o INSS, você pode ter direito a receber um salário mínimo mensal. Esse benefício é uma mão na roda para quem precisa e não tem como se manter ou não conta com ajuda financeira da família.
Não é uma aposentadoria…
Muita gente confunde, mas o BPC não é uma aposentadoria. Ele é um benefício assistencial. Enquanto a aposentadoria do INSS é um direito de quem contribuiu e ainda dá direito ao 13º salário e pensão por morte, o BPC é um suporte para quem precisa e não tem condições de contribuir. Ele não dá 13º e também não passa para os familiares em caso de falecimento.
Quem pode receber?
Para ter direito ao BPC, o idoso não precisa ter pago ao INSS, mas deve estar com mais de 65 anos. Já as pessoas com deficiência, além de terem baixa renda, precisam mostrar que têm uma condição, seja ela física, mental, intelectual ou sensorial, que traz limitações duradouras. E tem mais uma regra: a renda por pessoa da família tem que ser menor que 1/4 do salário mínimo.
Cadastro e solicitação
Se você acha que se encaixa nesses critérios, o primeiro passo é se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal. Depois, é só fazer o pedido do BPC diretamente no site ou app Meu INSS ou ligando para a Central 135. Vale lembrar que o atendimento da Central é de segunda a sábado, das 7h às 22h.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp