Tecnologia
Braço de risco do Google apoia startup de realidade mista
Trata-se da GV, empresa de capital de risco da Alphabet.
A Distance Technologies, uma startup finlandesa dedicada a levar a tecnologia de realidade mista para para-brisas de carros e cockpits de aviões, conquistou 10 milhões de euros (cerca de US$ 11,1 milhões) em financiamento, liderado pela GV, o braço de capital de risco da Alphabet, juntamente com outros investidores.
A empresa, com sede em Helsinque, anunciou que a rodada de investimento foi liderada pela GV, com a participação de investidores já existentes, como a FOV Ventures e a Maki.vc, que também contribuíram com novos recursos. Em entrevista à CNBC, a Distance explicou que está desenvolvendo uma tecnologia capaz de transformar qualquer superfície transparente em uma tela de realidade aumentada, permitindo que usuários visualizem objetos digitais 3D sobrepostos ao painel dianteiro.
Essa abordagem elimina a necessidade de equipamentos volumosos, como headsets de realidade mista ou óculos de realidade aumentada, que demandam que os usuários coloquem dispositivos físicos sobre os olhos para uma experiência imersiva. “Uma das grandes barreiras para a realidade mista é que, enquanto você precisar usar algo na cabeça, a solução nunca será fácil ou elegante”, comentou Urho Konttori, CEO e cofundador da Distance. Konttori, que anteriormente foi diretor de tecnologia da Varjo, outra empresa de realidade mista com sede em Helsinque, destacou a inovação proposta pela startup.
Distance, do Google
O foco da Distance é principalmente nos setores automotivo, aeroespacial e de defesa. O funcionamento da tecnologia envolve o uso de rastreamento ocular para identificar a direção do olhar do usuário e calcular o campo de luz adequado que corresponda à posição exata dos olhos. A solução consiste na adição de um conjunto de camadas ópticas à maioria dos monitores de cristal líquido (LCDs), permitindo que a tecnologia projete imagens nos locais em que os olhos estão focando.
Essa técnica possibilita que a Distance separe os campos de luz entre os olhos esquerdo e direito, enquanto cria uma camada óptica adicional que proporciona um brilho intenso. A startup afirma que seu sistema oferece uma profundidade de pixel “infinita”, permitindo a criação de um campo de visão em tamanho real em qualquer ambiente, seja dirigindo um carro ou pilotando um caça F-18.
(Com Agências Internacionais).
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas19 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Empresas2 dias atrás
Grande cervejaria encerra atividades e anuncia demissões em massa
-
Mega-Sena2 dias atrás
Mega da Virada: o que dá para fazer com os R$ 600 milhões do prêmio?