Bancos
Bradesco fecha acordo com Cade sobre aplicativo GuiaBolso
Banco vai pagar cerca de 23,8 milhões de reais e parar de dificultar acesso a dados solicitados por clientes para uso pelo GuiaBolso.
O Bradesco assinou acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nesta quarta-feira para finalizar uma investigação no aplicativo de finanças pessoais GuiaBolso sobre eventuais práticas anticompetitivas.
O acordo prevê que o banco vai desembolsar cerca de 23,8 milhões de reais e parar de dificultar acesso a dados solicitados por clientes para uso pelo GuiaBolso, que oferece serviços que concorrem alguns oferecidos por instituições financeiras.
O trato “gerará efeitos potencialmente benéficos e pró-competitivos no mercado de serviços financeiros” com “incremento da concorrências”, disse em despacho o presidente do Cade, Alexandre Barreto.
A Seprac do Ministério da Fazenda, atual Ministério da Economia, desencadeou a investigação em julho de 2018 após observar que que clientes do GuiaBolso tinham facilitado acesso a dados de suas contas em bancos, ao inserir suas senhas no aplicativo, ao passo que no Bradesco exigia uma senha aleatória extra para o acesso.
Essa dificuldade praticamente torna inviável o uso do aplicativo por correntistas do Bradesco, disse o presidente e fundador do GuiaBolso, Thiago Alvarez, público estimado por ele em cerca de 1,5 milhão. A base de clientes da fintech hoje é de 6 milhões de clientes.
As ações do Bradesco encerram a sessão desta quarta-feira com baixa de 1,1, enquanto o Ibovespa fechou com avanço de 0,16%.
Em nota, o Bradesco afirmou que o acordo com o Cade satisfaz preocupações com a segurança das informações de seus clientes, incluindo a permissão para migração dos dados e que isso “não representa nenhuma assunção de culpa em relação aos temas discutidos”.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política10 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Mundo5 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?