Mercado de Trabalho
Brasil ainda não discute redução da carga horária de trabalho
O mundo vem debatendo possíveis mudanças no quadro de trabalho. No entanto, nessa discussão, o Brasil encontra-se atrasado. Entenda!
Sem sombra de dúvidas, o trabalho como conhecíamos antes da pandemia da COVID-19 mudou completamente. Um exemplo disso é o próprio modelo a distância, mais conhecido como home office. Na realidade, o processo de distanciamento social conseguiu alterar completamente a relação dos sujeitos com o trabalho.
Em vista disso, com essa mudança crescente nos hábitos de trabalho, essa discussão acerca de novas propostas pautadas na redução da jornada está tornando-se cada vez mais comum e frequente em vários lugares do mundo todo.
Desse modo, na medida em que determinadas empresas passam a adotar essas mudanças recentes em seu formato de trabalho, com a finalidade de efetivamente expandir os horizontes e aprimorar o bem-estar, bem como a produtividades dos colaboradores, no território brasileiro, o avanço dessa ideia, bem como a própria discussão em seu cerne, está avançando a passos de formiga, de forma tímida e singela.
Desse modo, até o presente momento, todas as propostas que visam diminuir a carga horária dos sujeitos no trabalho, tornando a redução menos drástica do que uma redução súbita nos dias trabalhados na semana, não tiveram sucesso nenhum, muito menos despertaram a atenção os parlamento ou, até mesmo, da sociedade que não sabe que esse debate está sendo pautado em escala mundial.
Inclusive, os dois projetos que estão em tramitação não tiveram nenhum avanço, mesmo que os modelos de trabalho tenham se tornado cada vez mais palpáveis depois da pandemia. Inclusive, um deles foi implementado cerca de 25 anos atrás pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que visava diminuir a carga horária trabalhada de 40 horas semanais para 30 horas semanais sem alterar o salário mínimo estipulado
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp