Conecte-se conosco

Agronegócio

Brasil e Paraguai discutem sobre a criação de tilápia no lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Reservatório possui capacidade para cerca de 400 mil toneladas por ano para a produção de peixe

Publicado

em

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, juntamente com a ministra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, e o secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jorge Seif Junior, se reuniram para discutir sobre a criação de tilápia no lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

De acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), a Usina Hidrelétrica de Itaipu possui reservatório com capacidade de cerca de 400 mil toneladas por ano para a produção de peixe.

A legislação do Paraguai proíbe o cultivo de tilápias em tanques no reservatório de Itaipu. De acordo com o secretário Seif, “existe uma lei dentro do parlamento paraguaio que precisa ser alterada. Estamos fazendo as tratativas não só com o poder executivo, mas também no legislativo para avançarmos nessa grande pauta para a aquicultura, para a piscicultura, para a tilapicultura e também para o Paraná, que já é o maior criador de tilápia do Brasil”. Segundo o secretário, haverá um aumento de 40% na produção brasileira e de 20 vezes na paraguaia, caso a autorização para a criação de tilápia no reservatório for concedida.

Segundo a ministra Tereza Cristina, a legislação brasileira já permite a produção de tilápias e que o assunto é de grande importância e relevância pra os produtores brasileiros e paraguaios. “Isso é desenvolvimento, isso é trabalho para os produtores tanto do lado brasileiro quanto do lado paraguaio”.

Já o presidente Jair Bolsonaro, ressaltou que “é muito bom para os dois países”, e disse que há uma enorme vontade do governo Paraguaio para autorizar a questão para criação de tilápia.

Em 2020, o Brasil atingiu 486.155 toneladas na produção de tilápia, de acordo com dados do Anuário Peixe BR da Piscicultura. O país é o quarto maior produtor mundial, responsável por 60,6% do volume total de peixes produzidos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS