Conecte-se conosco

Agronegócio

Brasil exporta carne bovina para Rússia

Das 57 empresas brasileiras produtoras de carne bovina listadas pela vigilância sanitária russa, apenas 16 delas estão autorizadas a fornecer o produto para a Rússia

Publicado

em

Documentos no site do órgão russo de segurança agrícola mostraram que a Rússia permitiu a importação de carne bovina de três subsidiárias de grandes exportadoras do Brasil. Desde o mês de setembro, quando a China suspendeu temporariamente as importações de carne bovina brasileira, a Rússia se tornou um mercado promissor.

De acordo com o órgão russo, desde o dia 2 de novembro, foi concedida uma autorização à empresa da JBS (JBSS3), em Goiás, para fornecer carne bovina à Rússia. Desde 16 de novembro, também foi autorizada que a empresa Minerva, em Rondônia e a Mato Grosso Bovinos, no Mato Grosso, fornecessem o produto para os russos.

Como parte das medidas que o governo espera que ajudem a estabilizar a inflação russa, que está em ritmo mais acelerado, a Rússia planeja estabelecer uma cota de importação isenta de imposto de até 200 mil toneladas de carne bovina até 2022, de forma a aumentar assim, a oferta doméstica.

Além disso, das 57 empresas brasileiras produtoras de carne bovina listadas pela vigilância sanitária russa, apenas 16 delas estão autorizadas a fornecer o produto para a Rússia, devido ao uso aditivo alimentar ractopamina. Apesar das acusações, a indústria brasileira de carne nega o ocorrido.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS