Conecte-se conosco

Agronegócio

Brasil garante 57 medalhas em concurso mundial de queijos, na França

O Estado de Minas Gerais foi responsável por 40 das 57 medalhas conquistadas no evento

Publicado

em

Organizado pela Guilde Internationale des Fromagers, o Mondial du Fromage et des Produits Laitiers de Tours, aconteceu nos dias 12 a 14 de setembro. O evento, que teve a sua 5º edição, promoveu palestras, premiações e encontros de profissionais do setor de queijos. No concurso mundial de queijos na França, o Brasil garantiu o segundo lugar, com 57 medalhas, ficando atrás apenas dos franceses.

O Estado de Minas Gerais foi responsável por 40 das 57 medalhas. Foram cinco medalhas super ouro, onze de ouro, 24 de prata e 17 de bronze.

Com a segunda colocação, o Brasil garantiu quase 20% dos prêmios. Ao todos, 900 queijos de 46 países competiram. Segundo a SerTãoBras, associação voltada para os produtores rurais, 183 produtos foram enviados ao exterior, sendo eles de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraná.

De acordo com a presidente da associação, Débora Sperat Czar, o resultado pode ajudar na valorização do queijo nacional. “Já é a terceira vez que a gente participa desse mundial, mas nos superamos em quantidade de medalhas e de queijos”, afirma.  “O queijo brasileiro é único e acaba chamando atenção dos franceses pelo aspecto mais rústico, gerando um maior interesse na importação do produto”, acrescenta. O queijo vencedor pode ter uma alta de até 200% na comercialização, além do laticínio passar a ter maior procura pelos clientes.

Em parceira com a Guilde Internationale des Fromagers, o Brasil irá realizar o seu segundo Mundial de Queijos entre os dias 15 e 18 de setembro no próximo ano, em Inhotim.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS