Conecte-se conosco

Economia

Brasil registra superávit comercial recorde de US$6,2 bi em setembro

Exportações totalizaram 18,5 bilhões de dólares no mês, mas importações tiveram queda.

Publicado

em

O Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira que o Brasil registrou superávit comercial de 6,2 bilhões de dólares em setembro, o número mais elevado para o mês na série histórica iniciada em 1989, mais uma vez empurrado pela queda nas importações em meio à crise do coronavírus, divulgou o

Especialistas ouvidos pela Reuters esperavam um superávit de 7,1 bilhões de dólares no mês passado.

Os embarques totalizaram 18,5 bilhões de dólares no mês, recuou de 9,1% pela média diária em relação a igual mês do ano passado, enquanto as importações atingiram 12,3 bilhões de dólares, queda de 25,5% na mesma base de comparação.

Ainda de acordo com os dados, as vendas para o exterior em setembro tiveram salto de 3,2% na agropecuária e de 9,2% na indústria extrativa, ambos considerando média diária frente ao mesmo mês de 2019.

Em contrapartida, as exportações na indústria de transformação tiveram queda de 18,7%.

As importações tiveram resultados ruins em todos os quesitos, sendo queda de 50% nos produtos da indústria extrativa, recuo de 24,8% na indústria de transformação e encolhimento de 2,8% na agropecuária.

De janeiro a setembro de 2020, o saldo da balança comercial ficou positivo em 42,4 bilhões de dólares, crescimento de 18,6% na comparação ano a no.

O Ministério da Economia revisou suas expectativas para o resultado do ano nesta quinta-feira, passando a prever saldo comercial superavitário em 55 bilhões de dólares, frente 55,4 bilhões de dólares da projeção anterior feita em julho.

A projeção de exportações passou a ser 210,7 bilhões de dólares neste ano, ante 202,5 bilhões de dólares anteriormente, e as importações de 155,7 bilhões de dólares, contra 147,1 bilhões de dólares de antes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS