Finanças
Brasil: um país de superendividados
O endividamento das famílias brasileiras já bateram um recorde, e diante a guerra na Ucrânia, que tem atingido a economia do mundo inteiro, a tendência é piorar. Confira!
“Então, gente, estamos precisando de ajuda. O mês passado pagamos alguns exames da Maria, e as coisas saíram do controle… Não podemos pagar parte do aluguel, nem a luz e nem a água. Estamos pedindo ajuda para pagar contas atrasadas.”
Milhões de brasileiros já começaram 2022 severamente endividados e o exemplo disso é Jaqueline Alves, 31 anos, moradora de Canos, região metropolitana de Porto Alegre que fez esse apelo em uma rede social.
“As contas desse mês, provavelmente vamos deixar atrasar, mas o importante é pagar as mais antigas para não ficarmos sem teto, água e luz… O amanhã, Deus proverá!”, disse ela.
Jaqueline é casada e tem três filhos, sendo que a caçula possui uma doença rara.
A família só conta com uma renda, que possui gastos frequentes com a saúde da caçula, e uma aposentadoria de um salário mínimo que seu marido recebe por também possuir uma deficiência.
Uma parte acaba indo para o banco assim que chega na conta, para quitar as parcelas de empréstimos passados, que tem a pensão como garantia. Sobra um pouco mais de R$ 700 para sustentar toda a família no mês.
Jaqueline possui faturas de diversos cartões de crédito atrasadas, e somado com as contas da casa, a dívida já passa de R$ 20 mil.
“Os cartões acabam virando um meio de a gente pagar as contas”, diz.
“A gente precisa às vezes comprar um remédio, compra no cartão, aí chega à fatura, nem sempre a gente consegue pagar o mínimo, e vira uma bola de neve. A gente vai empurrando, pagamos as mais antigas e deixamos as mais novas para depois. Mas nunca conseguimos sanar as dívidas por completo.’’
O casal está dependendo da contribuição de amigos e familiares desde o nascimento de sua última filha.
“Mas, agora, com essa crise que está aí, não estamos conseguindo mais arrecadar os valores para manter as nossas contas em dia. Até a solidariedade chega um ponto que não chega a tempo. Porque não é que está difícil só para a gente, está difícil para quem ajuda também”.
O caso de Jaqueline é extremo, porém, o endividamento e a inadimplência vêm avançando sobre os brasileiros e já é uma realidade em todo o país.
O endividado é aquele que possui um compromisso financeiro, mas paga em dia, já o inadimplente é aquele que possui um compromisso mas não consegue fazer o pagamento.
As famílias endividadas e inadimplentes brasileiras vêm batendo recordes desde o ano passado e alcançaram seu maior patamar em 12 anos.
A inadimplência deve crescer ainda mais em 2022 devido ao aumento dos juros e do fim de medidas emergenciais criadas na pandemia para auxiliar os endividados.
E agora que a guerra na Ucrânia começou, ocorre uma piora no aumento da inflação e reduz a renda das famílias disponíveis para conseguir honrar suas contas.
Paulo Guedes, ministro da Economia, ao final de fevereiro, informou que o Governo Federal estuda a viabilidade para liberar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para auxiliar as famílias endividadas, porem ainda não disponibilizou um calendário.
Endividamento recorde
O nível médio de endividamento em que as famílias brasileiras se encontram bateu recorde ao longo de 2021, chegando a 70,9%, o que significa o maior valor até agora, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Em dezembro era 76,3%, um recorde histórico. Já em fevereiro, deste ano, o recorde foi quebrado e alcançou 76,6%.
“O endividamento foi acelerando ao longo do ano passado”, disse a economista da CNC, Izis Ferreira. E acrescentou: “Nunca tínhamos tido na série histórica que começa em 2010 que foi um ano em que o endividamento cresceu tão rápido.’’

-
Tecnologia16 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia13 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo24 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira
-
Mundo1 dia atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil