Economia
Brasileiros terão o CPF como registro geral único em 2023
Para emitir o documento que atuará como forma de identificação, será necessário atualizar e corrigir todos os dados pessoais.
Recentemente, foi lançado um novo padrão para a carteira de identidade dos brasileiros, a chamada Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já se encontra disponível em diversos estados do país.
O primeiro estado a lançar o novo modelo foi o Rio Grande do Sul, depois, alguns outros entes federativos tiveram disponibilizada a nova identidade, como o Distrito Federal (DF), Acre, Minas Gerais, Paraná e Goiás.
Os estados remanescentes possuem como prazo máximo para aderirem ao modelo até março de 2023. Para os cidadãos obterem o novo documento, será necessário que todos os seus dados sejam atualizados e corrigidos.
Relevância da retificação do CPF
Em suma, qualquer tipo de incongruência no CPF impedirá a emissão do documento novo, pois este será o novo registro geral de cada indivíduo brasileiro, sendo válido em todo o território nacional. Logo, recomenda-se averiguar todas as suas informações e dados antes de solicitar a nova identidade.
A criação desse novo Registro Geral visa evitar ou diminuir a quantidade de fraudes, unificando o RG no país todo, utilizando como substituto do documento antigo, apenas o número do CPF.
Quem precisará emitir o novo documento?
Cabe ressaltar que nem toda a população brasileira será obrigada à emissão do documento contemporâneo, tendo em vista que o modelo antigo do RG é válido por até 10 anos.
Assim sendo, é preferível a emissão do novo modelo para os cidadãos brasileiros que já tinham a necessidade da renovação com base nos moldes antigos.
Como corrigir seu CPF
A correção do documento é realizada por meio do site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br), tendo como obrigatória a apresentação de alguns documentos, tais quais:
- Foto de rosto do solicitante, em formato de selfie, segurando o documento antigo;
- Comprovante de endereço;
- Documento de identificação, de um dos pais, no caso de ser menor de idade;
- Certidão de Casamento ou de Nascimento;
- Documento de identificação com foto.
Mais uma atualização é que o novo documento conta com um QR code, que torna possível o acesso pelo celular. Porém, até agora, se encontra disponível somente a versão offline.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia3 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política17 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana