Ações, Units e ETF's
Braskem é condenada a indenizar o Estado de Alagoas
Companhia é uma petroquímica.
A petroquímica Braskem (BRKM5) foi condenada a indenizar o estado de Alagoas por afundamento de solo em Maceió.
A determinação partiu da 16ª Vara Cível de Maceió e diz respeito aos danos provocados pelas atividades de exploração de sal-gema realizadas em 2018.
Na decisão, o juiz José Cavalcanti Manso Neto determinou a indenização para cobrir os prejuízos sofridos pelo governo estadual devido à perda de arrecadação tributária, evacuação forçada da população e prejuízos públicos, quer sejam em propriedades do estado ou não.
Os valores serão definidos após perícia. O juiz decidiu ainda por derrubar o bloqueio de R$ 1,1 bilhão autorizado de forma liminar contra a Braskem, considerando que a companhia apresentou uma garantia de que cumpriria uma eventual condenação após a decisão liminar. A reportagem procurou o governo de Alagoas e a Braskem, que não retornaram.
A ação BRKM5 encerrou o dia 11 cotada a R$ 19,31.
Braskem (BRKM5)
A empresa comunicou ao mercado que tomou conhecimento da decisão, em primeira instância, que julgou procedentes os pedidos do Estado de Alagoas no âmbito da ação indenizatória ajuizada contra a petroquímica.
Entretanto, elencou que o valor deverá ser apurado por perícia em fase de liquidação da sentença, e ressaltou que não foi intimada nos autos da referida ação, mas avaliará e tomará as medidas pertinentes nos prazos legais aplicáveis e manterá o mercado informado sobre qualquer desdobramento relevante sobre o assunto.
Vale lembrar que em meados de 2018 um abalo sísmico em Maceió deixou rachaduras em milhares de imóveis, abriu crateras em ruas e prejudicou mais de 200 mil pessoas. No ano seguinte, o Serviço Geológico do Brasil comprovou que os danos estavam relacionados ao processo de extração mineral do sal-gema, de responsabilidade da Braskem.
Na sequência, o litígio “Caso Pinheiro/Braskem” foi incluído no Observatório Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp