Política
Braskem: testemunha será ouvida na CPI do dia 19
Afundamento de solo em Maceió.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem (BRKM5) ouvirá o depoimento de Alexandre Vidigal de Oliveira, ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, responsável pela fiscalização da extração de sal-gema na mina da empresa em Alagoas, dia 19 de março.
Ele será ouvido na qualidade de testemunha, conforme solicitado pelo relator da CPI, senador Rogério Carvalho (PT-SE), por meio do requerimento REQ 71/2024. A CPI, instalada em dezembro de 2023, investiga os danos ambientais causados pela Braskem em diversos bairros de Maceió (AL).
A extração de sal-gema, utilizado na produção de soda cáustica e PVC, ocorre desde os anos 1970 nos arredores da Lagoa Mundaú, em Maceió. Inicialmente realizada por outras empresas, como a DuPont, a atividade passou para a responsabilidade da Braskem a partir de 2003, conforme relatado pelo senador Carvalho.
Braskem (BRKM5)
Além do depoimento de Oliveira, a CPI votará seis requerimentos durante a reunião. Três deles são propostos pelo senador Marcos Rogério (PL-RO). O primeiro (REQ 107/2024) solicita ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, informações sobre empréstimos concedidos à Braskem pela instituição. Os outros dois requerimentos, também de autoria de Marcos Rogério, convocam Claudio Medeiros, diretor de Relações Institucionais do Grupo Novonor (REQ 111/2024), e José Carlos Grubisich, ex-presidente da Braskem (REQ 112/2024), para depor na condição de testemunhas.
Outro requerimento, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA) (REQ 108/2024), convoca Frederico Bedran Oliveira, que atuou no antigo DNPM e foi diretor de Geologia e Produção Mineral da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia.
Por fim, dois requerimentos do relator Rogério convidam Ricardo Antunes Melro, defensor público de Alagoas (REQ 109/2024), e Francisco Malaquias de Almeida Júnior, ex-procurador-geral de Alagoas (REQ 110/2024), para depor na condição de testemunhas. A reunião acontecerá na sala 2 da ala Nilo Coelho.
A empresa
A Braskem é uma das maiores empresas petroquímicas das Américas e uma das maiores produtoras de resinas termoplásticas do mundo. Fundada em 2002, a empresa tem sede no Brasil e possui operações em diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México.
A Braskem atua em toda a cadeia produtiva do plástico, produzindo uma variedade de produtos petroquímicos, polímeros e produtos químicos industriais. Seus principais produtos incluem polietileno, polipropileno, PVC, PET, entre outros, que são amplamente utilizados em uma variedade de setores, incluindo embalagens, construção civil, automotivo, saúde e higiene, agronegócio, entre outros.
(Com Agência Senado).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp