Política
Braskem: testemunha será ouvida na CPI do dia 19
Afundamento de solo em Maceió.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem (BRKM5) ouvirá o depoimento de Alexandre Vidigal de Oliveira, ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, responsável pela fiscalização da extração de sal-gema na mina da empresa em Alagoas, dia 19 de março.
Ele será ouvido na qualidade de testemunha, conforme solicitado pelo relator da CPI, senador Rogério Carvalho (PT-SE), por meio do requerimento REQ 71/2024. A CPI, instalada em dezembro de 2023, investiga os danos ambientais causados pela Braskem em diversos bairros de Maceió (AL).
A extração de sal-gema, utilizado na produção de soda cáustica e PVC, ocorre desde os anos 1970 nos arredores da Lagoa Mundaú, em Maceió. Inicialmente realizada por outras empresas, como a DuPont, a atividade passou para a responsabilidade da Braskem a partir de 2003, conforme relatado pelo senador Carvalho.
Braskem (BRKM5)
Além do depoimento de Oliveira, a CPI votará seis requerimentos durante a reunião. Três deles são propostos pelo senador Marcos Rogério (PL-RO). O primeiro (REQ 107/2024) solicita ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, informações sobre empréstimos concedidos à Braskem pela instituição. Os outros dois requerimentos, também de autoria de Marcos Rogério, convocam Claudio Medeiros, diretor de Relações Institucionais do Grupo Novonor (REQ 111/2024), e José Carlos Grubisich, ex-presidente da Braskem (REQ 112/2024), para depor na condição de testemunhas.
Outro requerimento, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA) (REQ 108/2024), convoca Frederico Bedran Oliveira, que atuou no antigo DNPM e foi diretor de Geologia e Produção Mineral da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia.
Por fim, dois requerimentos do relator Rogério convidam Ricardo Antunes Melro, defensor público de Alagoas (REQ 109/2024), e Francisco Malaquias de Almeida Júnior, ex-procurador-geral de Alagoas (REQ 110/2024), para depor na condição de testemunhas. A reunião acontecerá na sala 2 da ala Nilo Coelho.
A empresa
A Braskem é uma das maiores empresas petroquímicas das Américas e uma das maiores produtoras de resinas termoplásticas do mundo. Fundada em 2002, a empresa tem sede no Brasil e possui operações em diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México.
A Braskem atua em toda a cadeia produtiva do plástico, produzindo uma variedade de produtos petroquímicos, polímeros e produtos químicos industriais. Seus principais produtos incluem polietileno, polipropileno, PVC, PET, entre outros, que são amplamente utilizados em uma variedade de setores, incluindo embalagens, construção civil, automotivo, saúde e higiene, agronegócio, entre outros.
(Com Agência Senado).

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política19 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Mundo13 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem