Empresas
Braskem: vendas de produtos químicos no Brasil sobem 3% no 2TRI24
Companhia é uma petroquímica.
No segundo trimestre de 2024, a Braskem (BRKM5) registrou um volume de vendas de resinas no mercado brasileiro de 824 mil toneladas, marcando um aumento de 4% em relação ao ano anterior, conforme o relatório de produção e vendas divulgado ontem. Esse crescimento é atribuído à maior demanda durante o período, que levou à formação de estoques na cadeia produtiva.
As exportações de resinas também cresceram 2% no ano, atingindo 174 mil toneladas, impulsionadas pelas oportunidades ampliadas na América do Sul.
As vendas de principais produtos químicos no Brasil aumentaram 3% entre abril e junho, totalizando 627 mil toneladas em comparação anual. A Braskem atribui esse aumento à priorização do atendimento ao mercado brasileiro e ao incremento nas vendas de benzeno, butadieno e eteno, em resposta à maior demanda por seus derivados.
Por outro lado, as exportações desses químicos caíram 33% no ano, para 71 mil toneladas, devido a desafios logísticos provocados pelas intensas chuvas no Rio Grande do Sul.
Braskem (BRKM5)
As vendas de etanol verde totalizaram 43 mil toneladas, registrando um crescimento de 54% em relação ao segundo trimestre de 2023, resultado da recomposição de estoques.
Sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, a Braskem informou que as unidades no polo petroquímico de Triunfo foram paralisadas durante o segundo trimestre, afetando principalmente a comparação das vendas com o primeiro trimestre. No entanto, a companhia destacou que não houve impacto material na integridade dos ativos e que as operações foram substancialmente retomadas até o final de maio.
Neste cenário, a empresa focou na maximização das taxas de utilização das centrais petroquímicas na Bahia e em São Paulo para manter o atendimento aos clientes e mitigar parcialmente os efeitos da ociosidade e dos custos associados à paralisação no Polo Petroquímico de Triunfo.
A empresa
A Braskem é uma das maiores empresas petroquímicas da América Latina e atua na produção de resinas termoplásticas e produtos químicos. Fundada em 2002, a companhia tem sede no Brasil e opera em diversos países, incluindo Estados Unidos, México e Alemanha. A Braskem é conhecida por seu papel significativo na cadeia produtiva de plásticos e químicos, fornecendo soluções para uma ampla gama de indústrias, como embalagens, construção civil, automotiva e farmacêutica.
A empresa se destaca pelo desenvolvimento e produção de resinas como polietileno, polipropileno e PVC, além de químicos básicos como eteno, propano e benzeno. A Braskem também investe em inovação e sustentabilidade, buscando alternativas mais ecológicas, como o etanol verde, um plástico feito a partir de fontes renováveis. Com sua estratégia voltada para a eficiência e a integração vertical, a Braskem busca consolidar sua posição de liderança no mercado global e contribuir para a transformação da indústria petroquímica.

-
Economia2 dias atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Agronegócio2 dias atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Economia2 dias atrás
É verdade que o Pix Automático vai substituir cartões de débito e crédito?
-
Loterias16 horas atrás
Em busca de prêmio de R$ 55, casal britânico descobre fortuna de R$ 6 milhões
-
Tecnologia1 dia atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida
-
Economia1 dia atrás
Mexeram no VR e no VA! Veja se seu bolso vai sentir o baque
-
Economia21 horas atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Carreira1 dia atrás
Falar bem muda tudo: 5 truques de oratória para conquistar o ouvinte em qualquer situação