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Agronegócio

BRF lucra R$ 932 milhões no 4º trimestre DE 2021

Companhia adotou estratégias de redução de alocação de capital de giro, diminuição na linha de contas, a fim de reduzir o impacto de aumento dos custos e inflação.

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A companhia de alimentos BRF registrou um lucro líquido de 932 milhões de reais no quarto trimestre de 2021. O número representa um avanço de 3,3% no comparativo anual, conforme balanço divulgado pela própria empresa.

Embora a companhia tenha executado ajustes para minimizar maiores custos que impactaram o desempenho no ano, os ganhos de receita, nos três últimos meses do ano, somaram 13,72 bilhões de reais, elevação de 19,6% na comparação geral do ano.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado do trimestre atingiu 1,68 bilhão de reais, aumento de 6,3%, mesmo sob efeitos da pandemia e da inflação. Prova disso é que a companhia adotou estratégias de redução de alocação de capital de giro, com diminuição na linha de contas, a fim de reduzir o impacto de aumento dos custos e inflação nos grãos e outros insumos

No total societário, o lucro líquido do ano foi de 437 milhões de reais, queda de 68,5%, mostraram os dados.

Segundo o CEO da companhia, Lorival Luz, a BRF finalizou 2021 com receita líquida de 48,3 bilhões de reais, um crescimento de 22,5% quando comparado com 2020. “Mesmo em um ano com cenário de agravamento de custos, com reajustes acima de 50% em alguns itens, a BRF reportou resultado bastante resiliente, com Ebitda ajustado de 5,6 bilhões de reais e um lucro líquido de 517 milhões de reais”, disse.

Nas operações brasileiras, a receita operacional líquida da companhia subiu 12,3% no quarto trimestre, para 7,21 bilhões de reais, enquanto o volume de vendas caiu 2,1% no ano a ano, para 619 mil toneladas. Já no segmento internacional, a empresa informou que a receita operacional líquida subiu 23,6% no quarto trimestre do ano passado, para 5,8 bilhões de reais e o volume foi fechado em 498 mil toneladas.

“Capturamos volumes recordes de carne suína, em linha com nossos esforços de aumentar nossa penetração regional, estimular o consumidor e oferecer um portfólio amplo, acolhedor e de valor agregado. Em virtude de menores exportações, a concorrência aumentou o volume de oferta local, gerando queda circunstancial dos preços, o que pressionou nossas margens em um cenário cada vez mais afetado pela inflação das commodities e outros insumos”, informou a empresa em nota.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

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