Saúde
Cabelos encharcados: por que não é uma boa ideia dormir com eles assim
Entenda quais são os mitos e as verdades dessa prática tão comum no cotidiano de tanta gente.
Por conta de falta de tempo e rotina atarefada, muita gente acaba só conseguindo lavar os cabelos pela noite e, consequentemente, dorme com eles molhados. Entretanto, especialistas em saúde capilar alertam que esse ato aparentemente inofensivo pode trazer sérios danos para os fios.
Dentre os problemas mais comuns advindos da prática, podemos citar a proliferação de fungos e bactérias, excesso de caspa e o conhecido volume “amassado”. Agora, será que é preciso parar com isso de vez, ou essas ocorrências citadas só acontecem para quem deita com o cabelo molhado todos os dias? Vamos descobrir mais, a seguir.
Quais são os principais riscos?
Como já foi alertado anteriormente, adormecer com os fios úmidos tem o potencial de ocasionar diversos danos para a estrutura capilar. Além disso, o travesseiro também acaba ficando molhado, o que pode causar até mesmo um resfriado na pessoa.
Logo, a caspa é um dos sintomas mais comuns naqueles que possuem esse costume. Em termos médicos, ela se denomina como dermatite seborreica, e o excesso de água apenas a agrava e favorece o aparecimento de fungos diversos.
Esses micro-organismos podem, inclusive, se proliferarem nos lençóis, cobertores e travesseiros, ocasionando coceiras, alergias, dores e o agravamento de outros males. Porém, nem sempre é possível evitar a lavagem noturna, uma vez que a rotina por vezes não permite outro horário. Então, alguns cuidados devem ser tomados.
O primeiro é secar bem os cabelos antes de se deitar. Para tal, a pessoa deve torcê-los bem após sair do chuveiro, eliminando, assim, toda a água e reduzindo o período de secagem. Também existe a opção de utilizar um ventilador ou secador para auxiliar a tornar o processo mais ágil.
Seguidamente, existe a opção de usar toalhas compostas por microfibras, que geram um atrito menor e absorvem mais líquido, permitindo que as estruturas sequem de maneira mais eficiente. Por fim, evite aplicar quantidades grandes de finalizador e prefira cosméticos com rápida absorção.

-
Bancos23 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF20 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia15 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas12 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação