Conecte-se conosco

Agronegócio

Cacau em pó: conheça seus benefícios e insira esse item na sua dieta JÁ!

Ideal para dar sabor especial a bolos, panquecas e vitaminas, o cacau em pó apresenta benefícios nutricionais importantes

Publicado

em

O cacau é a semente do fruto do cacaueiro e principal matéria prima para a fabricação do chocolate. Além disso, o cacau pode ser consumido no formato em pó, utilizado para compor receitas tais como bolos, panquecas, vitaminas, sorvetes, doces e outros mais.

A semente do fruto é rica em flavonoides e antioxidantes, substancias eficazes que inibem a ação dos radicais livres sobre as células do organismo, retardando o envelhecimento precoce e outras doenças.  Sendo assim, o consumo regular do cacau em pó pode trazer vários benefícios para a saúde. Conheça os principais deles. 

  1. Melhora do humor

O cacau é rico em compostos responsáveis por aumentar o índice de serotonina no organismo. A serotonina é um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite. Sendo assim, o cacau pode ajudar a melhorar o humor e combater os sinais e sintomas de depressão e ansiedade.

  1. Previne a trombose

O consumo do fruto na forma em pó ajuda a melhorar o fluxo de sangue, prevenindo o desenvolvimento da trombose. Além disso, o cacau diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos devido ao seu alto teor de flavonoides.

  1. Ajuda a regular o colesterol

Por se rico em substâncias antioxidantes, o fruto ajuda a regular os níveis de colesterol, evitando a deposição de gordura nos vasos, prevenindo a formação de placas de ateroma e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

  1. Previne a anemia

O consumo regular do fruto ajuda também a prevenir a anemia, já que o cacau apresenta minerais em sua composição, dentre eles o ferro.

  1. Ajuda a diminuir inflamações

O cacau é capaz de diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e as inflamações em geral, porque possui alto teor de antioxidantes. Além disso, o consumo de cacau promove a redução da quantidade de proteína reativa no sangue, que é um indicador de inflamação.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS