Conecte-se conosco

Agronegócio

Cacto murcho nunca mais! Saiba o que fazer para reverter o problema

Se seu cacto murchou, acompanhe dicas para resolver o caso e salvar sua plantinha desse problema. Confira mais detalhes!

Publicado

em

Os cactos são plantas resistentes que aprenderam a se adaptar a solos pobres e a elevadas temperaturas. Apesar de pouco exigentes, contudo, carecem de cuidados imprescindíveis. Caso contrário, os cactos podem murchar tal qual qualquer outra planta. Neste caso, como reverter o problema?

Calma! Na maioria das vezes, esse problema pode ser resolvido com regas regulares. Se você faz regas semanalmente, contudo, e mesmo assim seu cacto fica murcho, está na hora de trocar o substrato. Substratos compactos demais dificultam a penetração da água, dificultando sua absorção pelas raízes. Sendo assim, remover o substrato e substituir por um novo costuma trazer resultados eficazes. 

Desse modo, vamos as dicas e passo a passo para você não ter dúvidas na hora de salvar sua plantinha. Acompanhe!

Remova o substrato

Como mencionamos acima, para começar, ideal que você remova seu cacto do vaso em que se encontra, retirando todo o substrato antigo, com muito cuidado para não danificar as raízes da planta. Compre um novo substrato próprio para cactos e suculentas, bem drenado, ou misture junto com terra nova, uma parte de areia e outra de matéria orgânica. Apesar dos cactos serem pouco exigentes, se a planta estiver feia e fraquinha é bom que a terra tenha uma quantidade maior de nutrientes.

Escolha um vaso com orifícios de drenagem

Certifique-se também que o seu cacto não está grande demais para o vaso em que se encontra. Caso as raízes estejam muita “apertadas”, é necessário trocar o vaso por um maior. Sendo assim, escolha um recipiente com orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo, uma camada de manta de bidim e preencha com o substrato. Faça o plantio.

Faça a rega correta

Por fim, faça regas regulares, principalmente nos primeiros dias após o plantio. Mas atenção, nunca encharque o solo! Isso pode contribuir para o apodrecimento das raízes. Depois que seu cacto firmar, ficar forte e saudável, vá diminuindo as regas gradativamente. 

Tenha atenção à luminosidade e adubação

Coloque a planta em ambiente bem iluminado, com incidência de sol direto. Você também pode fazer adubações anuais para favorecer a floração, além de deixar a planta menos suscetível a pragas. Atenção e cuidado são sempre necessário para que sua plantinha cresça forte e bonita.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS