Economia
Câmara aprova medida que autoriza venda direta de etanol aos postos
Uma Medida Provisória que chega ao Senado prevê a venda direta do etanol aos postos, podendo deixar o combustível mais barato no Brasil.
Segue para apreciação do Senado a Medida Provisória que autoriza a venda direta de etanol aos postos de combustíveis no Brasil. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (25). A votação no Senado está prevista para acontecer até o dia 9 de dezembro. A medida prevê redução no preço do combustível caso seja aprovada.
Leia mais: Biden vai usar as reservas de petróleo: Como fica a gasolina no Brasil?
De acordo com a Medida Provisória, se em determinada região do Brasil existe uma usina que produz álcool, ela poderia vender o combustível diretamente aos postos da região. Dessa forma o que se espera é a redução no frete e, consequentemente, a garantia de etanol mais barato para os brasileiros.
Etanol direto para os postos
A Medida Provisória foi editada pelo governo federal em agosto deste ano. É uma das apostas para tentar diminuir o preço dos combustíveis, um dos principais fatores que levaram ao aumento da inflação neste ano. Dessa forma, permitindo que as usinas vendas diretamente para os postos, a previsão é de encurtar todo o processo com a retirada das distribuidoras.
Além disso, a MP também faz adequações na contribuição do PIS/Pasep para que as mudanças não reflitam em perdas na arrecadação. Apesar das vantagens apresentadas pela MP, a preocupação de especialistas é de que a medida facilite a sonegação de impostos no Brasil.
No texto inicial, a Medida Provisória previa que os postos pudessem adotar a chamada “bomba branca”. Ou seja, vender combustíveis de outras distribuidoras que não necessariamente a bandeira principal do posto. Mas o trecho foi retirado da MP, já que no entendimento de alguns parlamentares isso poderia acabar enganando os motoristas. Por exemplo, a pessoa poderia procurar um posto de uma bandeira e, por desatenção, abastecer com outro combustível.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking