Política
Câmara aprova texto-base de ‘PEC Kamikaze’: entenda!
Nas vesperas das eleições, Câmara aprova texto-base da PEC Kamikaze. Entenda o que ocorreu durante a votação!
Nas vésperas do pleito eleitoral de outubro, no dia 12 de julho de 2022, o plenário da Câmara dos Deputados fez a aprovação, em 1º turno, do texto-base da “PEC Kamikaze“.
Veja também: Especialistas: o aumento no salário mínimo deve ser acima da inflação
Essa PEC, em síntese, permite que o Governo Federal conceda uma série de benefícios sociais nas vésperas das eleições, somente no ano de 2022. Em vista disso, o placar da aprovação da PEC ficou com 393 votos favoráveis e 14 votos contrários, sendo aprovada no primeiro turno.
Por conseguinte, é fundamental enfatizar que, no início da sessão, a internet e o sistema de votação da Câmara apresentaram algumas inconsistências, fazendo com que, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), solicitasse que os deputados fossem ao plenário.
Depois da votação, Lira suspendeu a sessão e chamou a Polícia Federal a Câmara para apurar os fatos ocorridos. No entanto, ainda devem ocorrer algumas revisões no texto por parte dos deputados, sendo retomada a sessão no dia 13 de julho.
À vista disso, cabe dizer que a PEC Kamikaze não chegou a ser analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), requisito para qualquer matéria que altere a Constituição.
De acordo com o deputado Thiago Mitraud (NOVO-MG), “com o apensamento realizado, a PEC 1 de 2022 [PEC Kamikaze] está burlando a previsão regimental de ter analisada a sua admissibilidade pela CCJ, que precisa minimamente se manifestar sobre a fundamentação constitucional do tema que afeta [temas] graves e sensíveis, como gastos públicos na eleição”.
Sobre a falha no sistema de votação, Lira disse que “não é usual, não é normal, não é compreensível que dois sistemas de internet sejam desligados simultaneamente na Câmara dos Deputados. Para isso, nós vamos investigar”.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025