Curiosidades
Canal para denúncias de telemarketing abusivos é criado; Veja!
Devido ao grande númeor de reclamações ligadas a práticas abusivas de marketing, criou-se um canal para denuncias. Confira aqui!
Foi feito um canal direto para os brasileiros poderem realizar suas denuncias de empresas de telemarketing que ficam insistindo na prática abusiva de contato com consumidores. Essa foi uma iniciativa determinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de tentar combater o problema, por isso, acabou sendo disponibilizado um canal na internet no qual as pessoas podem estar fazendo as denúncias.
Veja também: Descubra como parar de receber ligações de telemarketing desde já
“É um formulário eletrônico onde os consumidores precisam inserir, a data e o número de origem da chamada com o DDD, o nome do telemarketing ou qual é a empresa em que é representada na ligação e se foi dada permissão para receber oferta de produtos e serviços”, foi a informação passada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Também foi informado que as denúncias serão apuradas pela secretaria nacional do consumidor, a SENACON, e também encaminhadas para os Procons de todo o país para que sejam analisadas e aberto algum eventual processo administrativo por terem descumprido as medidas.
Em vista disso, logo no início desta semana, as atividades de telemarketing abusivo de aproximadamente 180 empresas do Brasil receberam suas suspensões por decisão vinda da SENACON e dos Procons.
“Essa medida tem como objetivo principal de por um fim às ligações que ficam oferecendo produtos ou serviços sem terem sido autorizados”, falou o porta voz do ministério.
Por fim, a decisão da suspensão veio através de uma base de quantas reclamações foram registradas no sistema nacional de informações de defesa do consumidor, conhecido como SINDEC, além do portal do consumidor.gov.br, nos últimos três anos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp