Economia
Cancelar internet e telefonia vai ficar mais fácil
Comissão de Transparência, Governança e Fiscalização.
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) está prestes a emitir um parecer sobre o Projeto de Lei 804/2024, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que visa facilitar o cancelamento de serviços como telefonia, internet e TV a cabo. O projeto ainda aguarda a designação de um relator na comissão.
O PL propõe incluir no Código de Defesa do Consumidor (CDC) o direito de cancelar a prestação de serviços em até 15 dias após a formalização do pedido, com o encerramento imediato da cobrança da mensalidade. As empresas prestadoras deverão disponibilizar canais específicos para que o consumidor possa efetuar o cancelamento.
Além disso, a proposta considera prática abusiva a recusa ou a não efetivação do cancelamento do serviço e do contrato no prazo de 15 dias após o pedido do consumidor.
Internet e telefonia
O projeto também incorpora uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determina que a multa por rescisão de contratos de fidelização deve ser proporcional ao período restante de carência. Para o senador Ciro Nogueira, algumas operadoras impõem cláusulas de fidelidade com multas excessivas para quem descumpre o contrato.
Nogueira destacou que o STJ já decidiu que a cobrança integral de multas rescisórias em contratos de telecomunicações com cláusula de permanência mínima é considerada abusiva, e que a multa deve ser calculada de forma proporcional ao período restante de fidelidade.
O projeto recebeu uma emenda do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que prevê que o canal destinado ao cancelamento de serviços deve ter a mesma qualidade e tempo de espera dos canais voltados para novas contratações.
CDC
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é a lei brasileira que regula as relações de consumo, estabelecendo direitos e deveres tanto para os consumidores quanto para os fornecedores de bens e serviços. Criado pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, o CDC tem como principal objetivo proteger o consumidor, considerado a parte mais vulnerável nas relações de consumo, garantindo transparência, segurança e respeito. O código aborda questões como a oferta de produtos, contratos, práticas abusivas, publicidade, e também define mecanismos para a reparação de danos. Além disso, o CDC prevê a criação de órgãos e instrumentos para a fiscalização e aplicação de suas normas, como os Procons, assegurando que os direitos do consumidor sejam efetivamente respeitados.
(Com Agência Senado).
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras