Conecte-se conosco

Saúde

Câncer de próstata: Saiba os alimentos vilões da saúde masculina!

A alimentação é fundamental para a saúde; agora, um novo estudo demonstrou relação entre algumas comidas e o câncer de próstata; veja!

Publicado

em

Todo sabemos da importância de uma alimentação equilibrada para uma vida saudável e duradoura. Agora, um estudo recente encontrou ligação entre certos tipos de alimentos e um maior risco de câncer de próstata agressivo.

Inclusive, essa ligação não chega a ser pequena, já que a chance de contrair a doença é aumentada em quase três vezes, de acordo com a pesquisa publicada na BJU International, uma plataforma voltada para a saúde masculina.

O estudo foi feito com base no acompanhamento de 15.296 voluntários espanhóis por cerca de 17 anos. Ao final da pesquisa, foi constatado que os homens que tinham o costume de consumir junk food e refrigerantes com alguma frequência tinham mais risco de contrair tumores com risco de morte.

Alimentos ruins para a próstata

De acordo com o estudo, os homens com uma dieta de estilo ocidental tinham de duas a quase três vezes mais propensão de contrair tumores que se espalhavam para demais órgãos. Esse chamado padrão alimentar ocidental consistia em alta ingestão dos seguintes produtos:

  • carne processada;
  • doces;
  • bebidas calóricas;
  • molhos prontos;
  • lacticínios com alto teor de gordura;
  • grãos refinados;
  • alimentos de conveniência.

Um dos principais motivos, de acordo com os autores do estudo, é que esses alimentos que compõem a dieta ocidental, por terem alto teor de energia, contribuem também para o aumento da gordura corporal, que por sua vez é o maior fator de risco modificável conhecido para o câncer na próstata.

A maior suspeita dos cientistas é que esse tipo de alimento possa aumentar a progressão do câncer de próstata por meio da interrupção da regulação dos hormônios, já que aumentam o estresse oxidativo, o que prejudica o reparo de danos ao DNA e acabam inflamando a proliferação celular.

Outro fator importante é que muitos compostos já naturalmente presentes ou que aparecem quando a carne vermelha é cozinhada ou processada também podem impactar no risco de câncer de próstata, dizem os autores do estudo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS