Saúde
Câncer: o perigo dos alimentos ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados podem ser práticos e saborosos, mas os riscos associados ao seu consumo regular são graves e reais.
Alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por várias etapas de processamento industrial e geralmente contêm níveis elevados de açúcar, gorduras e conservantes. Constituem um conjunto de ingredientes pouco saudáveis. O pior é que estudos indicam que eles podem aumentar o risco de câncer.
A pesquisa e os números alarmantes
Um estudo baseado em dados do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA, trouxe à tona um fato assustador: um aumento significativo de câncer em jovens entre 25 e 29 anos, superando até mesmo os índices entre os mais velhos.
Um dos cânceres mais preocupantes é o colorretal, que teve um aumento de 70% em pessoas de 15 a 39 anos de 1990 a 2019. O consumo frequente de alimentos ultraprocessados e embutidos, repletos de substâncias potencialmente cancerígenas, está fortemente ligado a esse aumento.
Do outro lado do oceano, pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido, destacaram a importância de lanches saudáveis. Eles notaram que muitos de nós ainda optam por lanches ultraprocessados, mesmo sabendo que não são a melhor opção.
Segundo o estudo, 25% dos participantes mantêm uma rotina de lanches pouco saudáveis.
A visão do especialista
Diante desses dados preocupantes, o Dr. Ronan Araújo, médico nutrólogo, enfatiza a importância de escolhermos melhor o que comemos.
“É fundamental repensarmos nossas escolhas alimentares, mesmo quando se trata de lanches entre refeições. Optar por opções saudáveis e nutritivas pode fazer uma grande diferença na manutenção da saúde e na prevenção de doenças graves, como o câncer”, ressalta.
E quando perguntado sobre alternativas saudáveis para substituir os lanches “não tão legais”, Dr. Ronan sugere frutas frescas, como maçãs, peras, bananas, uvas, morangos ou fatias de melancia, todas ricas em fibras e vitaminas.
“Nossas escolhas de lanches importam tanto quanto as principais refeições quando se trata de manter uma dieta equilibrada e promover a saúde a longo prazo. Assim, pense duas vezes antes de optar por aquele lanche ultraprocessado e faça escolhas que beneficiem seu corpo e bem-estar. Seu futuro saudável agradecerá”, conclui o Dr. Ronan Araujo.

-
Finanças2 dias atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Entrevistas de emprego: 4 mentiras muito comuns mas que você deve evitar
-
Empresas2 dias atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Tecnologia11 horas atrás
Saíram de moda: 6 apps que se tornaram obsoletos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Finanças2 dias atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas
-
Artigos21 horas atrás
3 dicas valiosas para criar um escritório produtivo e elegante em casa
-
Finanças7 horas atrás
Não consegue guardar dinheiro? Conheça 10 estratégias eficazes para poupar