Economia
Montadora chinesa Caoa Chery demite mais de 500 funcionários em São José dos Campos
Isso ocorreu devido ao fato de não chegar a um acordo adequado com o Sindicato dos Trabalhadores de São José dos Campos e Região.
Há pouco tempo, houve a divulgação de que a montadora Caoa Chery contabilizou aproximadamente 450 demissões nos últimos dias em sua fábrica de Jacareí (SP). Isso ocorreu devido ao fato de não chegar a um acordo adequado com o Sindicato dos Trabalhadores de São José dos Campos e Região.
Leia também: Montadoras de carros decidem que não baixarão preços dos veículos após pandemia
Sendo assim, a montadora decidiu informá-los por meio do envio de telegramas. Ao que tudo indica, as correspondências já começaram a chegar aos seus destinos. De acordo com o Sindicato, devem ser entregues ao todo 580 telegramas. É a primeira montadora da marca fora da China que tem sua unidade fechada.
A montadora alega ter optado por avisar os trabalhadores desta forma para evitar que coisas piores pudessem acontecer, afinal, um grupo de ex-funcionários já estaria bloqueando a entrada do portão que direciona para a fábrica.
As negociações com o Sindicato passaram a acontecer no início do mês de maio, devido ao fato da montadora estar encerrando seu funcionamento para remodelar a planta fabril, a fim de estar apta para a produção de carros elétricos. A partir daí, iniciou-se uma negociação para encontrar uma maneira amigável em relação aos desligamentos.
Após dias de negociações, foi mencionado pelos metalúrgicos que a montadora Caoa Chery aceitasse o lay-off, ou seja, uma interrupção temporária no contrato de trabalho, fato que aparentemente já havia sido concordado durante uma assembleia, depois de haver uma negociação com a fábrica. Porém, a montadora alega que não seria um recurso viável e que não iria se adaptar a isso, pois a remoldagem da fábrica deve levar cerca de 2 anos para ser completamente concluída.
O fechamento desta unidade também tem influência direta da crise instaurada no setor automotivo, a qual teve início após as atividades encerradas pela Ford, na unidade de São Bernardo do Campo (SP) em meados de 2019, resultando na finalização completa de sua produção no país.

-
Mundo21 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Tecnologia5 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio23 horas atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Criptomoedas2 dias atrás
Estudante compra Bitcoin por centavos, esquece e descobre fortuna anos depois