Agronegócio
Capuchinha: aprenda a cultivar essa planta rasteira na sua casa ou jardim
Além de muito utilizada na ornamentação de ambientes, essa espécie também possui propriedades medicinais. Confira detalhes!
Você já ouviu falar da capuchinha? Também conhecida como agrião-do-México e flor-de-chagas, a capuchinha é muito utilizada em ambientes decorativos e também para fins medicinais. Suas folhas são redondas e costumam se movimentar em busca da luz solar, semelhante ao girassol.
Nativa do Peru e do México, a capuchinha tem muitos benefícios para a saúde, além de sua beleza. A flor contém antioxidantes que combatem os radicais livres, além de vitaminas A e C que ajudam a aumentar a imunidade. Minerais como cálcio, fósforo, potássio e zinco também fazem parte de sua composição e ajudam a fortalecer o sistema imunológico, os músculos e o sistema ósseo.
Além disso, a capuchinha são lindas plantas rasteiras que podem ser cultivadas em vasos e canteiros. Além de ser uma planta fácil de cultivar, ela se propaga facilmente. Pensando nisso, hoje vamos mostrar o passo a passo de como realizar o plantio correto dessa espécie. Confira!
Reprodução: Freepik
Saiba como plantar capuchinha
Plantio
Para o plantio, deve-se levar em consideração o espaço. Chagas precisam de muito espaço para crescer de forma saudável. Dessa forma, se você for realizar o plantio em vasos, escolha um que seja largo.
Depois de escolhido o local, prepare uma mistura de:
- 1 porção de areia;
- 2 porções de solo;
- 2 porções de terra vegetal,
Feita a mistura, faça furos e adicione as sementes. Se o plantio for em vaso, coloque no máximo 4 sementes. em seguida, cubra-as com a mistura e pronto.
Cuidados necessários
Depois do plantio, é necessário que a capuchinha seja colocada em um local que receba luz solar direta. Além disso, é ideal regar a planta todos os dias, mas com cuidado, para que o solo não fique encharcado.
Como utilizar
Devido à alta concentração de vitamina C presente nas folhas e flores da capuchinha, elas são muito utilizadas na fabricação de óleos essenciais, flavonoides e expectorante. Além disso, ela pode ser utilizada na culinária, em saladas, sucos e chás, através da infusão.
Agora que você sabe como cultivar e utilizar essa planta, que tal realizar o seu plantio e desfrutar de todos os benefícios que ela tem a oferecer?

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia2 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política16 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana