Conecte-se conosco

Economia

Conheça a capuchinha e aprenda a cultivar essa BELÍSSIMA planta

Muito utilizada para ornamentação de ambientes, a espécie também possui fins medicinais e vários benefícios para a saúde.

Publicado

em

Você já ouviu falar da capuchinha? Conhecida também como agrião-do-México e flor-de-chagas, a capuchinha é muito utilizada para ornamentação de ambientes, mas também para fins medicinais. Suas folhas são arredondadas e costumam se mexer para procurar a luz solar (semelhante ao girassol).

Originária do Peru e México, a capuchinha, além de bela, possui muitos benefícios para a saúde. Essa flor contém antioxidantes que combatem radicais livres, além de vitaminas A e C, que auxiliam no fortalecimento da imunidade. Além disso, cálcio, fósforo, potássio, zinco e outros minerais, também fazem parte da sua composição, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, muscular e ósseo.

Por isso, hoje vamos ensinar como cultivar capuchinha e como utilizá-la no seu dia a dia. Confira!

Saiba como plantar capuchinha

A capuchinha é uma belíssima planta rasteira, que pode ser cultivada tanto em vasos quanto canteiros. Além de ser uma planta de fácil cultivo, se espalha com muita facilidade. Veja a seguir como realizar o seu plantio.

Plantio

Para realizar o plantio, deve-se levar em consideração o espaço. A capuchinha precisa de um local amplo para crescer de maneira saudável. Dessa forma, se você for realizar o plantio em vasos, escolha um que seja largo.

Depois de escolhido o local, prepare uma mistura de 1 porção de areia, 2 porções de solo e 2 porções de terra vegetal. Feita a mistura, faça furos e adicione as sementes. Se o plantio for em vaso, coloque no máximo 4 sementes. em seguida, cubra-as com a mistura e pronto.

Cuidados necessários

Depois do plantio, é necessário que a capuchinha seja colocada em um local que receba luz solar direta. Além disso, é ideal regar a planta todos os dias, mas com cuidado, para que o solo não fique encharcado.

Como utilizar

Devido à alta concentração de vitamina C presente nas folhas e flores da capuchinha, elas são muito utilizadas na fabricação de óleos essenciais, flavonoides e expectorante. Além disso, ela pode ser utilizada na culinária, em saladas, sucos e chás, através da infusão.

Agora que você sabe como cultivar e utilizar essa planta, que tal realizar o seu plantio e desfrutar de todos os benefícios que ela tem a oferecer?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS