Conecte-se conosco

Agronegócio

Caqui: conheça os benefícios dessa fruta para a saúde

Rico em nutrientes, o consumo da fruta traz vantagens para o corpo.

Publicado

em

Originário da China e do Japão, o caqui se adaptou muito bem ao clima tropical do Brasil. Há diversas variações da fruta, mas todas são semelhantes ao formato do tomate, porém com grande quantidade de água na sua composição.

O caqui apresenta uma textura macia e delicada e um sabor adocicado, além de ser rico em nutrientes e pouco calórico. Por possuir uma consistência mais mole, a fruta contém uma substância conhecida como tanino e podem dar aquela sensação de amargar a boca, pois inibem a saliva. Por isso, devem ser consumidos mais maduros.

Benefícios do caqui a para saúde

Aumenta a imunidade

Consumir caqui frequentemente, aumenta a imunidade, devido a presença de vitamina C e licopeno, que acabam estimulando a produção de glóbulos brancos, ajudando o sistema imunológico, combatendo micro-organismos e estruturas estranhas ao corpo.

Melhora o funcionamento do intestino

A fruta possui muitas fibras em sua composição, e consumir caqui regularmente faz bem para o intestino. Isso porque as fibras presentes no alimento auxiliam na eliminação das fezes. Mas, para que esse benefício ocorra, é importante beber bastante água.

Bom para o coração

O consumo regular do caqui pode ajudar a manter a saúde do coração. Isso, porque a fruta contém antioxidantes que previnem o desenvolvimento de aterosclerose coronariana, acúmulo de placas de gorduras nas artérias. Além disso, esses compostos presentes na fruta diminuem a pressão arterial e reduzem o colesterol ruim (LDL) do organismo, que são fatores de risco para o surgimento das doenças cardiovasculares. Dessa forma, consumir caqui frequentemente, pode ajudar a diminuir os riscos de doenças cardíacas

Pressão arterial

O caqui possui betacaroteno, que auxilia a regular a pressão arterial. Além disso, a fruta é fonte potássio, nutriente que expande os vasos sanguíneos e ajuda a relaxar os músculos, proporcionando o controle da pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS