Conecte-se conosco

Economia

Carga de energia no país deve subir 2% em agosto, projeta ONS

Aumento mais significativo está previsto para a região Norte com 5,2%, seguida pela região Sudeste com 2,6%.

Publicado

em

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou que espera aumento de carga de energia do Brasil em 2,1% no mês agosto na comparação com mesmo período de 2019. A projeção foi elevada em reação a semana passada, após a flexibilização de medidas de isolamento no Brasil.

A região Norte deverá ser a campeã de aumento, subindo 5,2%. Para o Sudeste, centro de carga do país, a previsão é que a carga suba 2,6%, percentual bem superior aos 0,6% esperado pela ONS no aumento de consumo no país em agosto.

Caso tudo saia como o previsto, esse seria a primeira alta na demanda registrada desde o início do isolamento social, medida tomada na metade do mês de março.

Os dados sobre julho ainda não foram divulgadas, mas informações preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontam para recuo de 0,6% no consumo de energia mensal em comparação anual.

No primeiro mês completamento sob impacto de quarentenas, abril, a queda foi de 13%. Já em maio, ela reduziu 10%, e em junho começou a melhores, caindo apenas 3,4% em base anual.

Uma recuperação mais ampla da demanda por energia no país é prevista nas ovas projeções do ONS.  No Sul e no Nordeste, a projeção aponta para um aumento de 0,3%, ante a retração de 0,2% e 1,2% prevista a semana anterior.

O órgão também previa antes aumentos menores no Sudeste e Norte, de 0,8% e 4%, respectivamente.

Ainda de acordo com as previsões da ONS, as chuvas na região das hidrelétricas, principal fonte de geração no Brasil, devem atingir em agosto 86% da média histórica no Sudeste, onde ficam os principais reservatórios do país, contra 75% na projeção anterior.

Para o Sul, a previsão é de precipitações em 110% da média, significativamente mais do que os 67% estimados antes. A região acaba de passar por uma forte seca.

Publicidade
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Carga de energia do Brasil em setembro deve cair 1,6%, diz ONS - Capitalist

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS