Conecte-se conosco

Agronegócio

Carne bovina: Rússia retoma importações

Importações de carne bovina de três grandes exportadoras brasileiras já haviam sido liberadas desde o mês passado

Publicado

em

Nesta semana, o regulador de segurança sanitária da Rússia notificou que o país retomará a importação de carne bovina e suína de 12 frigoríficos brasileiros. Após a China suspender as importações de carne bovina brasileira desde 4 de setembro devido a notificação de dois casos atípicos de doença da “vaca louca” em Minas Gerais e Mato Grosso, a Rússia se tornou um mercado promissor para as importações do produto.

A Rússia já havia permitido a importação de carne bovina de três grandes exportadoras brasileiras desde o mês passado. A partir de 25 de novembro, uma nova liberação será determinada, permitindo a exportação de outras nove unidades de suínos e três de carne bovina.

Os nomes dos frigoríficos não foram revelados pelo departamento russo. “O Rosselkhoznadzor (departamento) continua trabalhando na ampliação da lista de produtores brasileiros certificados para fornecer carne bovina ao país”, informou em nota.

Após a ministra da Agricultura Brasileira, Tereza Cristina, ter se reunido com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Sergey Dankvert, na semana passada, a liberação foi concedida. Ainda assim, o chefe garantiu a realização de uma visita ao Brasil para inspecionar os frigoríficos brasileiros, visando habilitação de novas exportações do produto.

A Rússia também planeja estabelecer uma cota de importação de carne bovina isenta de impostos de até 200 mil toneladas em 2022 para aumentar a oferta interna, a fim de ajudar a estabilizar a inflação doméstica, como foi determinado pelo governo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS