Conecte-se conosco

Empresas

Carrefour domina o varejo brasileiro: veja quem mais está na lista

A famosa rede de supermercados francesa ostenta a liderança de faturamento em território brasileiro.

Publicado

em

O Brasil é um país conhecido por oferecer diversas vantagens para a instalação de empresas multinacionais, como, por exemplo, isenções fiscais e crédito governamental. Assim, um dos nomes estrangeiros mais conhecidos é o Carrefour, que se sagrou como uma das redes de supermercados mais populares atualmente.

Segundo um levantamento realizado pela SBCV (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), a companhia registrou um faturamento de R$ 108 bilhões em 2022. Essa pesquisa analisou os perfis das 300 maiores varejistas locais, revelando informações bastante interessantes sobre tais empreendimentos.

Carrefour lidera um pódio concorrido

Por exemplo, 173 dos referidos negócios lucraram mais que R$ 1 bilhão, e essa cifra apresenta 17 nomes a mais do que os citados no mesmo relatório, em 2021. De acordo com o ranking, as 300 organizações mais importantes do varejo nacional terminaram o ano com faturamentos brutos que, juntos, somam R$ 1,046 trilhão.

Esse algarismo significa um aumento de R$ 153,6 bilhões em comparação aos últimos resultados. Logo, 42 instituições do grupo contam com capital aberto. Apesar de serem somente 14% do total, tais empreendimentos conseguiram contribuir com 47,8% dos lucros obtidos nacionalmente. Vejamos a listagem completa:

  • 1- Grupo Carrefour Brasil (CRFB3)
  • Área de atuação: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
  • Lucratividade em 2022: R$ 108 bilhões
  • 2- Assaí (ASAI3)
  • Área de atuação: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
  • Lucratividade em 2022: R$ 59,7 bilhões
  • 3- Magazine Luiza (MGLU3)
  • Área de atuação: Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral
  • Lucratividade em 2022: R$ 44,7 bilhões
  • 4- Via (VIIA3)
  • Área de atuação: Eletromóveis
  • Lucratividade em 2022: R$ 39 bilhões
  • 5- Americanas (AMER3)
  • Área de atuação: Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral
  • Lucratividade em 2022: R$ 34,4 bilhões
  • *Rombo contábil foi divulgado em janeiro de 2023.
  • 6- RaiaDrogasil (RADL3)
  • Área de atuação Drogaria e Perfumaria
  • Lucratividade em 2022: R$ 30,9 bilhões
  • 7- Grupo Boticário
  • Área de atuação: Drogaria e Perfumaria
  • Lucratividade em 2022: R$ 23,6 bilhões
  • 8- Natura&CO (NTCO3)
  • Área de atuação: Drogaria e Perfumaria
  • Lucratividade em 2022: R$ 20,7 bilhões
  • 9- Grupo Mateus (GMAT3)
  • Área de atuação: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
  • Lucratividade em 2022: R$ 20,4 bilhões
  • 10- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)
  • Área de atuação: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência
  • Lucratividade em 2022: R$ 18,4 bilhões

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS