Conecte-se conosco

Automobilística

Carregando carros elétricos: quem realmente paga por isso nos condomínios?

Até 2023, o Brasil viu a venda de mais de 93 mil carros elétricos novos, levando os condomínios a providenciarem locais de carregamento para esses veículos.

Publicado

em

Carro elétrico que pode custar apenas R$ 20 mil tem dado o que falar

Nos últimos tempos, a presença de carros elétricos em condomínios virou algo comum, trazendo consigo a necessidade de infraestrutura para carregar esses veículos. Mas surge a dúvida: quem arca com os custos dessa energia?

A oopularidade dos carros elétricos

Até 2023, o Brasil viu a venda de mais de 93 mil carros elétricos novos. Isso reflete uma mudança no mercado automobilístico e nas preferências dos consumidores, levando os condomínios residenciais a adaptarem-se, providenciando locais de carregamento para esses veículos.

Tanto os donos de carros elétricos quanto os que optam por alugá-los por assinatura encontram mais facilidade para recarregar suas baterias, tornando essencial a existência de pontos de carregamento nos empreendimentos imobiliários.

Quem paga a conta do carregamento?

Com o aumento do uso de veículos elétricos, surge a questão de como é feita a cobrança da energia necessária para carregá-los. A resposta é que os custos recaem sobre os moradores, que pagam pela energia consumida. Isso pode ser calculado individualmente ou dividido entre todos os usuários, dependendo do sistema adotado pelo condomínio.

Métodos de carregamento

Existem diversas maneiras de carregar um carro elétrico, e as instalações nos condomínios precisam ser versáteis para atender a todos eles. Alguns veículos podem ser carregados em tomadas domésticas comuns, usando cabos fornecidos com o carro, ideal para quem deixa o carro carregando por períodos mais longos, como durante a noite. Outros podem utilizar carregadores rápidos, que enchem a bateria do veículo em menos tempo.

Adaptação dos condomínios

A instalação de estações de carregamento nos condomínios é uma novidade que ainda está sendo aprimorada. À medida que mais pessoas escolhem veículos elétricos, a tendência é que a infraestrutura de carregamento também evolua, tornando-se mais eficiente e acessível. Esse movimento não só atende à demanda atual, mas também incentiva mais pessoas a optarem por veículos elétricos, contribuindo para um futuro mais sustentável com menos poluição.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS