Conecte-se conosco

Automobilística

Carros com realidade aumentada? Veja a nova aposta de Zuckerberg e BMW

Parceria entre as duas empresas já rende bons resultados. O criador do Facebook deseja revolucionar as viagens de carro, trem e avião

Publicado

em

Mark Zuckerberg

A Meta, companhia de Mark Zuckerberg, e a BMW anunciaram, oficialmente, os avanços na implantação de realidade aumentada e realidade virtual em carros.

De acordo com as duas empresas, os progressos recentes garantem a interação de passageiros com objetos virtuais, enquanto eles de deslocam por aí, dentro dos veículos.

A parceria entre as duas empresas está focada em explorar novas maneiras de aplicar as tecnologias de VR (realidade virtual) e AR (realidade aumentada). Elas acreditam que isso pode revolucionar a experiência durante viagens de carro, trem e avião.

O acordo

A união entre Meta e BMW foi anunciada em 2021. Desde então, as duas se debruçam sobre como implantar a novidade dos carros e parece que estão perto de um bom resultado.

Os avanços obtidos, até então, são enormes. Elas conseguiram evoluir bastante na combinação de dados do IMU (sensor de movimento inercial) em um dos modelos da BMW.

A integração ocorre em tempo real, durante o movimento do carro e com uso do sistema de rastreamento dos óculos que fazem parte do Projeto Aria, da Meta.

Registro em ambiente externo

De acordo com engenheiros da empresa de Zuckerberg, o acesso ao sistema de posicionamento 6DOF do veículo permite a renderização de conteúdo virtual, até mesmo, no ambiente externo do automóvel.

As duas empresas conseguiram transferir todo esse trabalho para o Meta Quest Pro, óculos que é capaz de demonstrar realidade virtual e mista em veículos em movimento.

No futuro, acreditamos que essa tecnologia pode levar a experiências de passageiros mais produtivas e divertidas na estrada“, diz o texto publicado pela Meta no blog da empresa.

Passos futuros

A companhia avalia que será possível abrir novas formas de comunicação, entretenimento e outras utilidades, a partir do uso de realidade aumentada nos carros.

Ela espera, ainda, prosseguir ao lado da BMW e alavancar os recursos de percepção em outros carros modernos. Os resultados são animadores.

Novo app

Depois de um período morno, após o lançamento do Metaverso, Zuckerberg tem focado os esforços em outras frentes. A notícia mais recente é sobre o projeto de criação de um no aplicativo que apresentaria funções semelhantes ao do Twitter.

A ideia é que ele seja integrado ao Instagram. Os usuários poderão publicar textos de até 500 caracteres, anexar links, fotos e vídeos. Pelo visto, será um concorrente direto da plataforma do bilionário Elon Musk.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS