Tecnologia
Carros elétricos mais baratos com baterias de sódio
Devido ao recente boom dos veículos elétricos, cada vez mais se discute maneiras de deixar a tecnologia mais eficiente, barata e também menos agressiva ao meio ambiente. Por isso, as discussões sobre a composição das baterias têm sido inevitáveis.
Atualmente, a maioria das baterias armazena energia utilizando íons de lítio, mas isso pode estar com os dias contados. Segundo alguns estudos, em diversos lugares do mundo, as empresas estão usando íons de sódio para fabricar esse componente indispensável para o veículo.
Com isso, espera-se que haja um barateamento no preço dos automóveis em todo o planeta. Afinal, ao contrário do lítio, o sódio não é um metal raro e é encontrado facilmente em quase todas as partes do globo terrestre. Inclusive, muitos cientistas o consideram um “coringa” para a geração energética no futuro.
Porém, enganam-se aqueles que pensam que as baterias de sódio são alguma novidade, pois elas já existem há bastante tempo. O que aconteceu foi que a indústria abandonou o seu uso em prol do lítio, mas, com a atual necessidade de cortar custos, esse recurso importante deve voltar a se popularizar.
Crédito: Guia do Carro/Reprodução
Quais serão as reais vantagens de trocar o material de fabricação das baterias?
Em primeiro lugar, é importante salientar que o lítio e o sódio são parte do mesmo grupo da tabela periódica dos elementos químicos. São, inclusive, vizinhos. E, para quem não sabe ou não se lembra, a tabela periódica é uma ferramenta que organiza e agrupa todas as substâncias químicas já descobertas pela humanidade.
A respeito da utilização desses dois componentes, o site “Socientífica” esclarece:
“As tecnologias das baterias de lítio e sódio são similares em muitos aspectos, mas algumas diferenças cruciais existem”. Para entender: “Em ambos os sistemas, os íons transportam e estocam elétrons durante a carga e descarga da bateria. A diferença primordial é que o íon de sódio é maior que o íon de lítio. Isso significa que o processo precisa ser adaptado para as características exclusivas dos íons maiores.”
Os experts da área dizem que as baterias de lítio possuem 30% a mais de capacidade geradora de energia e conseguem realizar muito mais ciclos do que as de sódio. No entanto, no quesito sustentabilidade, a segunda opção acaba se mostrando bem mais vantajosa.
Inclusive, aqui no Brasil, um grupo de acadêmicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está desenvolvendo o primeiro protótipo nacional de uma bateria feita inteiramente de sódio. Dessa maneira, o nosso povo poderá ter acesso a uma peça 100% oriunda de tecnologia brasileira e, consequentemente, mais barata.

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