Conecte-se conosco

Automobilística

Carros no Brasil realmente são mais caros?

Diversos fatores contribuem para o alto valor dos automóveis no país.

Publicado

em

O mercado de carros no Brasil tem sido alvo de constantes questionamentos sobre os altos preços praticados no país em comparação com outros mercados internacionais.

De fato, os automóveis no Brasil são mais caros do que em muitos outros países, mas as razões para isso vão muito além do lucro das fábricas.

Por que os carros no Brasil são tão caros?

Diversos fatores contribuem para que os carros vendidos no Brasil tenham preços elevados. Um dos principais é a alta carga tributária que incide sobre os veículos.

No Brasil, mais de 40% do valor pago por um carro novo é destinado a impostos, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, a alíquota única é de 8%.

Além disso, a capacidade de compra da população brasileira também influencia nos preços dos automóveis.

A grande maioria da população perdeu poder aquisitivo, principalmente durante a crise causada pela pandemia de covid-19, o que impactou diretamente as vendas de carros no país.

Outro fator que contribui para o aumento nos preços dos carros é a inflação, que afeta não só o Brasil, mas diversos países ao redor do mundo.

A necessidade de atender a exigências cada vez mais rigorosas em relação às emissões de gases poluentes e à segurança dos veículos também influencia nos custos de produção.

A logística no Brasil, marcada pelo chamado ‘Custo Brasil’, também encarece o valor dos automóveis. A burocracia, os altos custos com energia elétrica, transporte e encargos trabalhistas são fatores que impactam diretamente nos custos das fábricas.

Além disso, a variação cambial também contribui para a elevação dos preços, uma vez que parte dos componentes dos carros é importada e paga em dólar. Com a desvalorização do real frente à moeda estrangeira, o custo de produção dos veículos aumenta.

De acordo com especialistas, as fábricas estão buscando formas de aumentar a rentabilidade, migrando de modelos mais populares para veículos mais sofisticados, o que eleva o ticket médio da gama.

Essa estratégia, adotada por marcas como a Renault, tem resultado no desaparecimento de carros mais baratos do mercado.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS