Automobilística
Carros usados: queda de 8%, melhor hora para comprar?
Graças à redução de preços realizada pelo Governo Federal, o valor dos seminovos também foi afetado.
Visando incentivar a indústria automotiva e possibilitar que os cidadãos com menor poder aquisitivo pudessem adquirir bens novos a preços mais justos, o Governo Federal reduziu os preços dos veículos. Essa medida também provocou efeitos no mercado de carros usados.
Esse segmento reduziu seus preços para manter a competitividade aos olhos do consumidor. Um levantamento realizado por uma empresa de consultoria chamada MegaDealer revelou que o setor mencionado apresentou uma queda significativa nas vendas no mês de julho.
Mesmo após promover cortes, em média, de 8,6% nos valores dos veículos, a procura inevitavelmente diminuiu. Essa redução é fruto, justamente, das ações governamentais que tornaram as opções de veículos zero quilômetro mais acessíveis para os compradores.
Devido aos cortes nos tributos referentes aos automóveis de fábrica, juntamente com os bônus extras concedidos pelas concessionárias, muitos brasileiros passaram a preferir adquirir modelos novos em vez de usados, o que impactou fortemente o mercado de veículos usados.
Desvalorização se acentua
Itens com um período de uso superior a três anos se desvalorizaram de forma inédita. Segundo o levantamento, os modelos fabricados entre os anos de 2012 e 2015 sofreram quedas de 8,7%, em comparação com o mês de junho.
Enquanto isso, aqueles cuja produção remonta a 2016 e 2019 apresentaram uma redução de 7,5% no mesmo período. Agora, os veículos considerados seminovos pelos padrões atuais tiveram reduções de somente 4,7%.
Logo, as cifras mais baixas foram vistas principalmente entre os sedãs compactos e veículos premium. Nessas categorias, a diminuição atingiu 2,7% e 5,3%, respectivamente. Esses valores referem-se à base de valor que antecede a iniciativa governamental de descontos.
Um dos principais efeitos desse cenário foi a rotação de estoque nas revendas, além do aumento na margem do faturamento bruto para 11%. Tais resultados refletem as campanhas promocionais criadas com o objetivo de estimular as vendas e assegurar o caixa.
Por fim, os hatches compactos estão ganhando cada vez mais força em relação aos SUVs, sedãs e picapes. Mesmo com o término das medidas governamentais, ainda é possível encontrar carros usados a preços simplesmente inacreditáveis. Basta procurar com cuidado.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Bancos11 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Imposto de Renda - IRPF8 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Bancos20 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Economia23 horas atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?