Tecnologia
Carteira de Trabalho digital: Como emitir o documento sem sair de casa?
Com o avanço da internet, muitos serviços já podem ser feitos no conforto da sua casa, entre eles, a Carteira de Trabalho digital.
A Carteira de Trabalho (CTPS) registra cada etapa da carreira de um profissional e, por meio dela, é possível comprovar o histórico do trabalhador, bem como ter acesso aos benefícios e direitos a ele destinados.
Como fazer a Carteira de Trabalho digital?
A Carteira de Trabalho digital foi lançada em 2020 com a intenção de tornar o processo de emissão do documento algo mais simples, que pudesse ser feito sem a necessidade de comparecer presencialmente em um departamento público.
Desde então, o documento se tornou o modelo principal. Atualmente, a carteira em papel é utilizada somente para pessoas que trabalham em empresas internacionais ou órgãos públicos.
A carteira de trabalho é um documento disponível a todas as pessoas, desde que possuam CPF. Para fazer a emissão, a pessoa precisa primeiro criar uma conta no portal gov.br (a conta deve ser autenticada).
Após isso, o trabalhador deve baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” (disponível tanto para IOS quanto para Android). Para entrar no aplicativo, será preciso informar o CPF do trabalhador e a senha que foi cadastrada no portal.
Depois de completar as informações cadastrais, basta acessar a área “Carteira de Trabalho Digital”, então selecionar a opção “Solicitar”, e em seguida “Quero me cadastrar”.
O cadastro pode ser feito também diretamente no portal. Para isso, ao acessar a página será preciso digitar no campo de busca as palavras “Carteira de Trabalho Digital”. Daí em diante, basta seguir os seguintes passos:
- > Solicitar;
- > Quero me cadastrar;
- > Preencher os dados.
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, é possível acompanhar cada etapa profissional, acessar aos contratos de trabalho e às informações adicionais, como licenças e benefícios associados.
O aplicativo é, atualmente, um dos mais baixados, ocupando o 4º lugar entre “os principais apps gratuitos na categoria ferramentas” da Play Store, com mais de 50 milhões de downloads.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia22 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz