Tecnologia
Carteira de Trabalho digital: Como emitir o documento sem sair de casa?
Com o avanço da internet, muitos serviços já podem ser feitos no conforto da sua casa, entre eles, a Carteira de Trabalho digital.
A Carteira de Trabalho (CTPS) registra cada etapa da carreira de um profissional e, por meio dela, é possível comprovar o histórico do trabalhador, bem como ter acesso aos benefícios e direitos a ele destinados.
Como fazer a Carteira de Trabalho digital?
A Carteira de Trabalho digital foi lançada em 2020 com a intenção de tornar o processo de emissão do documento algo mais simples, que pudesse ser feito sem a necessidade de comparecer presencialmente em um departamento público.
Desde então, o documento se tornou o modelo principal. Atualmente, a carteira em papel é utilizada somente para pessoas que trabalham em empresas internacionais ou órgãos públicos.
A carteira de trabalho é um documento disponível a todas as pessoas, desde que possuam CPF. Para fazer a emissão, a pessoa precisa primeiro criar uma conta no portal gov.br (a conta deve ser autenticada).
Após isso, o trabalhador deve baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” (disponível tanto para IOS quanto para Android). Para entrar no aplicativo, será preciso informar o CPF do trabalhador e a senha que foi cadastrada no portal.
Depois de completar as informações cadastrais, basta acessar a área “Carteira de Trabalho Digital”, então selecionar a opção “Solicitar”, e em seguida “Quero me cadastrar”.
O cadastro pode ser feito também diretamente no portal. Para isso, ao acessar a página será preciso digitar no campo de busca as palavras “Carteira de Trabalho Digital”. Daí em diante, basta seguir os seguintes passos:
- > Solicitar;
- > Quero me cadastrar;
- > Preencher os dados.
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, é possível acompanhar cada etapa profissional, acessar aos contratos de trabalho e às informações adicionais, como licenças e benefícios associados.
O aplicativo é, atualmente, um dos mais baixados, ocupando o 4º lugar entre “os principais apps gratuitos na categoria ferramentas” da Play Store, com mais de 50 milhões de downloads.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira15 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia10 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?