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Carteira de Trabalho Digital: como solicitar e usar

O modelo tradicional divide, hoje, espaço com a versão on-line do documento, que trouxe uma série de facilidades ao trabalhador.

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A velha Carteira de Trabalho de papel cedeu lugar para o modelo digital. Se você trabalha em regime CLT, vale a pena saber em detalhes como a nova versão funciona.

Ela foi criada pelo Ministério da Economia em 2019, com a intenção de facilitar o acesso às informações do trabalhador e, com isso, desburocratizar os processo de contratação.

Fora isso, existe também o aspecto da segurança, já que não se corre mais o risco de perdê-la e ficar sem os dados, pois todos eles estão salvos digitalmente em servidores do governo.

Uma coisa que precisa ficar clara, no entanto, é que a carteira tradicional segue valendo, principalmente para consultar o histórico empregatício do trabalhador. É importante mantê-la guardada, pois algumas empresas, como órgãos públicos e internacionais, por exemplo, podem optar pelo registro em papel.

Funcionamento da CTPD Digital

A Carteira de Trabalho Digital funciona do mesmo jeito que a versão tradicional. Ela está disponível para qualquer pessoa que tenha um CPF.

As funções do documento se dão, principalmente, no âmbito digital e oferecem algumas vantagens importantes. Veja algumas:

  • qualquer processo envolvendo solicitações é feito via internet;
  • não é necessário pagar nada para ter uma CTPS on-line;
  • o documento leva pouco tempo para ficar pronto;
  • as informações são apresentadas de um jeito mais organizado do que no documento tradicional.

Como acessar?

Para acessar a CTPS Digital, é preciso baixar o aplicativo do Governo Federal e se identificar usando o número do CPF. É necessário, ainda, ter uma conta ativa no Gov.br para realizar o login.

Essa consulta também pode ser feita pelo app direto da Carteira de Trabalho Digital. Ele possibilita verificar, por exemplo, se você tem direito ao abono salarial e qual o status do pagamento do Seguro-Desemprego.

A CTPS Digital não possui uma numeração específica. Isso faz com que seja possível realizar todas as ações relacionadas ao documento usando apenas o CPF. Vale mencionar, ainda, que o documento não é válido como identificação civil.

Como assinam a Carteira Digital?

A assinatura de uma Carteira de Trabalho Digital é inteiramente on-line e não exige nenhum tipo de registro físico, como era feito na versão de papel.

Quando o trabalhador compartilha seus dados com o empregador, o ato já é entendido como se fosse uma assinatura para validar a contratação.

Depois disso, a empresa fica encarregada de lançar a nova contratação CLT na plataforma e-Social. Novamente, essa etapa dispensa qualquer necessidade de assinatura ou participação da pessoa contratada.

É possível imprimir a Carteira Digital?

Caso você queira ter a versão digital em mãos, é possível imprimi-la usando uma função específica no aplicativo. Basta seguir o seguinte passo a passo:

  • Na tela inicial, toque em “Enviar Carteira de Trabalho”;
  • Selecione os itens que você deseja enviar;
  • Toque no botão “PDF” e em “Enviar”;
  • Selecione a opção de impressão do seu aparelho, e pronto.

Para saber mais sobre a CTPS Digital, acesse o site do Governo Federal (gov.br) e confira o tópico de dúvidas frequentes.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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