Bancos
Cashback não pago gera penalização para poderosa corretora financeira
Uma famosa corretora fundada ainda nos anos 1990 foi penalizada por não ter pago o cashback prometido em propaganda para um cliente.
O cashback é um benefício oferecido por diversos bancos e demais instituições financeiras e visa restituir o cliente com alguma soma em dinheiro após a efetuação de um pagamento ou compra.
Atualmente, essa é uma das vantagens mais populares, já que não há ninguém no mundo que não goste de receber parte dos seus valores de volta após gastar. Porém, o que fazer quando uma organização alega contar com cashback, mas não o paga?
Esse foi o caso que repercutiu nas redes sociais, em que uma instituição financeira bastante conhecida e respeitada simplesmente não cumpriu com a promessa de retorno.
Nem precisamos dizer que o cliente não gostou nada do ocorrido e, com razão, foi buscar os seus direitos na justiça. Entenda melhor o que aconteceu logo abaixo.
Como se chama a empresa que se negou a pagar o cashback ao correntista?
A XP Investimentos é uma corretora de câmbio, títulos e valores imobiliários fundada no ano de 1997. Ao longo do tempo, a companhia se sagrou como uma marca bastante respeitada no mercado nacional e internacional.
Porém, devido aos últimos acontecimentos, ela foi advertida pelo Conar, pois estaria fazendo uma propaganda enganosa ao anunciar o cashback, mas depois se recusar a pagá-lo.
Lembrando que esse órgão se chama Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, e o seu trabalho é fiscalizar a veiculação de anúncios e campanhas publicitárias no Brasil.
De acordo com fontes do próprio Conar, a denúncia foi feita após uma pessoa receber um e-mail marketing da referida empresa contendo a oferta que não foi posteriormente cumprida.
Por sua vez, as cifras prometidas se referiam à compra de um aparelho celular. Depois de adquirir o aparelho, a vítima conta que não recebeu de volta o cashback prometido.
Portanto, o relator do caso, juntamente com seus colegas, recomendou um voto de advertência para a companhia, que inclusive já foi eleita como a melhor para se investir.
De acordo com dados do Cardmonitor, o Cartão XP foi premiado no ano passado, justamente na categoria de cartão de crédito que oferece cashback, em uma premiação realizada pelo portal Passageiro de Primeira.
Então, esperamos que tudo se esclareça o mais rápido possível e que tal situação não se repita, pois não seria nada sábio para uma instituição com o peso e história da XP “sujar-se” por tão pouca coisa.

-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Economia1 dia atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira