Automobilística
Categoria B: Saiba quais veículos a lei autoriza você a dirigir!
O CTB estabelece quais veículos podem ser conduzidos pelas diferentes categorias de habilitação. Saiba mais sobre as normas!
Todos sabemos que para dirigir no Brasil é indispensável ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, existem algumas categorias diferentes de CNH, que são denominadas por letras de A a E, sendo que cada uma delas dá o direito de conduzir um tipo diferente de veículo.
Essa diferenciação fica determinada pelo artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas nem todos os condutores têm conhecimento dessas normas, mas deveriam, já que o descumprimento pode gerar certas consequências.
Por exemplo, quem for pego dirigindo veículo que não seja correspondente à categoria de sua habilitação está cometendo infração gravíssima, com aplicação de 7 pontos na carteira, além de uma multa de até R$ 293,47.
E não para por aí, já que essas consequências não impedem a aplicação da medida administrativa e a retenção do veículo, pelo menos até que um condutor que possua habilitação na categoria ideal vá retirá-lo.
Quais veículos podem ser dirigidos por quem tem CNH categoria B?
A CNH na categoria B permite que os motoristas dirijam veículos de quatro rodas, mas com algumas especificações, conforme podem ser verificadas no CTB, como o peso bruto máximo de 3.500 kg, além de lotação máxima de oito lugares, sem contar o motorista.
Também são consideradas unidades acopladas, articuladas, reboques e semirreboques, mas o principal foco são os parâmetros de lotação e peso, bem como a quantidade máxima de quatro rodas. Então, em tese, é permitido dirigir quadriciclos e peruas, desde que não sejam de transporte escolar.
Categorias de CNH e veículos permitidos
Cabe ressaltar que cada categoria possui suas próprias especificidades para obtenção, como aulas, provas e exames diferentes. Abaixo, confira quais veículos cada uma delas dá o direito de conduzir:
- Categoria A
Veículos motorizados com duas ou três rodas e mais de 50 cm³ de cilindrada, como motos, triciclos, ciclomotores e afins.
- Categoria B
Veículos com peso bruto total de 3.500 kg e capacidade máxima de oito pessoas, sem contar o motorista.
- Categoria C
Mesmos veículos da categoria anterior, mas com limite de peso bruto total podendo ser de até 6 mil quilogramas, como caminhões, tratores e máquinas agrícolas.
- Categoria D
Veículos para transporte de passageiros, como ônibus, vans e micro-ônibus, em que a lotação seja maior do que oito passageiros, abrangendo também os veículos das categorias B e C.
- Categoria E
A categoria mais elevada, com a qual o condutor pode dirigir qualquer tipo de veículo terrestre, inclusive com unidades acopladas que excedam os 6 mil kg, como caminhões e carretas com reboques articulados.

-
Tecnologia1 dia atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Finanças2 dias atrás
Você pode ter grana esquecida no FGTS e nem sabe! Veja como consultar
-
Tecnologia1 dia atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Economia2 dias atrás
INSS ressarce segurados após desconto indevido; quando os próximos lotes serão pagos?
-
Fundos Imobiliários - FII's1 dia atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Finanças1 dia atrás
Revelamos o outlet menos divulgado e mais barato para fazer suas compras na Flórida
-
Bancos10 horas atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados