Cotidiano
Ceia de Natal: saiba quanto tempo cada alimento dura na geladeira
Especialistas alertam sobre os cuidados na hora de armazenar alimentos natalinos.
A ceia de Natal é sinônimo de muita variedade e fartura. Por conta disso, é praticamente inevitável que haja sobras após a comilança. Diversos itens, como peru, maionese, arroz, entre outros, acabam tendo que ser guardados na geladeira para serem consumidos posteriormente. Mas, por quanto tempo esses alimentos podem ficar armazenados ali?
Conforme afirmam alguns experts no tema, para garantir a integridade dos pratos natalinos, precisamos entender quanto tempo cada item pode durar no ambiente frio. Hoje, vamos conferir algumas dicas bastante úteis na hora de preservar o que sobrou do Natal, sem colocar a sua saúde e a de seus familiares em risco.
Principais cuidados ao guardar a ceia na geladeira
O processo preventivo inicia-se na preparação dos alimentos, os quais devem ser bem lavados. Igualmente, as superfícies onde serão cortados ou temperados precisam estar limpas, e os insumos, crus ou cozidos, somente podem ser manejados com utensílios separados para evitar contaminações.
Logo, ao guardar o que sobrou da ceia de Natal na geladeira, é de suma importância distribuir os itens em potes menores para facilitar o resfriamento e dificultar a proliferação de microorganismos. Além disso, a temperatura do eletrodoméstico deve ser de 4°C ou menos para que a segurança alimentar seja mantida.
Agora, existem alguns produtos que precisam de atenção especial, como o peru. Ele deve sempre ser comprado congelado no mercado e ser o último item a ser colocado no carrinho, evitando assim que um descongelamento precoce aconteça e comprometa a integridade da carne.
Quanto à questão das sobras, a melhor sugestão é fatiar o que restou e guardar em recipientes fechados na geladeira, os quais devem ser consumidos em no máximo três dias. Esse mesmo período também é válido para o arroz. Por outro lado, produtos industrializados, como o panetone, devem ser armazenados em locais secos e arejados.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp