Conecte-se conosco

Cotidiano

Ceia de Natal: saiba quanto tempo cada alimento dura na geladeira

Especialistas alertam sobre os cuidados na hora de armazenar alimentos natalinos.

Publicado

em

Ceia de natal

A ceia de Natal é sinônimo de muita variedade e fartura. Por conta disso, é praticamente inevitável que haja sobras após a comilança. Diversos itens, como peru, maionese, arroz, entre outros, acabam tendo que ser guardados na geladeira para serem consumidos posteriormente. Mas, por quanto tempo esses alimentos podem ficar armazenados ali?

Conforme afirmam alguns experts no tema, para garantir a integridade dos pratos natalinos, precisamos entender quanto tempo cada item pode durar no ambiente frio. Hoje, vamos conferir algumas dicas bastante úteis na hora de preservar o que sobrou do Natal, sem colocar a sua saúde e a de seus familiares em risco.

Principais cuidados ao guardar a ceia na geladeira

O processo preventivo inicia-se na preparação dos alimentos, os quais devem ser bem lavados. Igualmente, as superfícies onde serão cortados ou temperados precisam estar limpas, e os insumos, crus ou cozidos, somente podem ser manejados com utensílios separados para evitar contaminações.

Logo, ao guardar o que sobrou da ceia de Natal na geladeira, é de suma importância distribuir os itens em potes menores para facilitar o resfriamento e dificultar a proliferação de microorganismos. Além disso, a temperatura do eletrodoméstico deve ser de 4°C ou menos para que a segurança alimentar seja mantida.

Agora, existem alguns produtos que precisam de atenção especial, como o peru. Ele deve sempre ser comprado congelado no mercado e ser o último item a ser colocado no carrinho, evitando assim que um descongelamento precoce aconteça e comprometa a integridade da carne.

Quanto à questão das sobras, a melhor sugestão é fatiar o que restou e guardar em recipientes fechados na geladeira, os quais devem ser consumidos em no máximo três dias. Esse mesmo período também é válido para o arroz. Por outro lado, produtos industrializados, como o panetone, devem ser armazenados em locais secos e arejados.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS