Conecte-se conosco

Cotidiano

Celular caiu na água? Veja se o truque do arroz realmente funciona!

Descubra se colocar o celular no arroz após cair na água é um truque mágico ou apenas mito.

Publicado

em

Quem nunca passou por aquele momento de pânico ao ver seu celular cair na água? Pode ser numa piscina, em uma poça d’água ou até no vaso sanitário. E então surge aquela dúvida: será que colocar o celular no arroz realmente funciona?

Essa prática, que parece mais uma receita de cozinha do que um conserto tecnológico, tem suas origens na capacidade do arroz de absorver umidade. A lógica é simples: assim como os grãos secos de arroz sugam a água de uma panela, eles poderiam, teoricamente, fazer o mesmo com a umidade de um celular. É uma ideia que ganhou fama e se espalhou pelas redes sociais e vídeos na internet. Mas será que essa técnica é realmente eficaz?

A verdade sobre o truque do arroz

Primeiro, vamos entender o que acontece quando seu celular sofre esse incidente. O contato com a água pode causar curtos-circuitos e danificar componentes internos. A água, por ser um excelente condutor, pode levar a energia a lugares onde ela não deveria estar, resultando em danos permanentes ao dispositivo.

Então, o que fazer se o seu celular cair na água? A primeira coisa é agir rápido. Retire-o da água o mais rápido possível. Se o celular estiver desligado, não tente ligá-lo. Caso esteja ligado, desligue-o imediatamente. Essa ação pode evitar curtos-circuitos e outros danos.

Agora, sobre o arroz, especialistas argumentam que, embora possa ajudar a secar a superfície externa do aparelho, ele não é tão eficaz em remover a umidade dos componentes internos. Desse modo, esse truque pode até dar uma sensação de segurança, mas não garante que o interior do seu aparelho esteja seco.

Em vez de recorrer ao arroz, uma recomendação mais segura é remover qualquer excesso de água com um pano seco. Se possível, remova a bateria, o cartão SIM e o microSD. Evite usar secadores de cabelo ou outros dispositivos que possam empurrar a água para dentro do aparelho. Depois disso, deixe o celular descansar em um local seco por pelo menos 24 horas.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS