Tecnologia
Celular em chamas: 5 motivos pelos quais seu aparelho esquentou demais
O superaquecimento de smartphones tem se tornado uma queixa constante. Problema está ligado à maneira com que se utiliza o aparelho
Você, com certeza, já deve ter ouvido alguém falar ou se queixou alguma vez sobre o celular esquentando demais. Esse tipo de problema é cada vez mais recorrente e relatado por usuários de smartphones.
Saiba, de antemão, que essa situação não é necessariamente acarretada por um defeito de fábrica, mas sim pela maneira como o aparelho é utilizado. A temperatura elevada do celular geralmente é observada na parte traseira do dispositivo e sentida por causa do desconforto gerado na mão ao segurá-lo.
Além disso, os efeitos podem ser expressos no mau funcionamento, com paralisações constantes e lentidões. Tudo isso faz com o usuário perceba que algo de errado está acontecendo.
Motivos
Diversos fatores podem estar relacionados a essa situação. Os principais são referentes ao mal uso do aparelho, que sobrecarrega o equipamento além do que ele é capaz de suportar.
Em determinados casos, o motivo pode ser a presença de vírus ou malwares, que também contribuem para o superaquecimento do dispositivo. Vamos mostrar abaixo os cinco principais elementos que ocasionam esse fenômeno. Veja:
1 – Bateria ou cabo do carregador com problema
O carregamento é uma das hipóteses responsáveis pelo aquecimento do celular. Uma temperatura excessiva pode indicar problemas na bateria, especificamente no cabo ou na fonte do carregador.
Esse aspecto gera preocupação, sobretudo, porque envolve energia elétrica. É bom ficar atento para evitar problemas e maiores transtornos, como choques e curto circuitos.
2 – Processador sobrecarregado
O celular também possui um processador, assim como acontece nos computadores. Ele pode, inclusive, ficar sobrecarregado quando utilizado em excesso por aplicativos e ferramentas, mesmo que estejam em segundo plano.
3 – Recebimento de luz solar direta
Outro fator que pode gerar o aquecimento é a exposição do celular à luz solar. Evite deixar o aparelho em locais onde bata sol diretamente, pois isso pode acarretar danos internos permanentes com o passar do tempo.
4 – Jogar ou assistir a vídeos por muito tempo
Mídias, em geral, tendem a requerer um esforço contínuo do aparelho para reproduzi-las. Assistir a vídeos e jogar games por longas horas, por exemplo, são atividades que sobrecarregam o processador do celular.
Isso acontece, principalmente, quando os jogos ou vídeos são pesados e graficamente complexos. Manter o smartphone ligado por longos períodos faz com que a bateria aqueça e pressione o processador interno.
5 – Vírus ou malware
Um elemento para ficar atento é sobre a possível presença de vírus ou malwares instalados a partir de apps espiões. Além de prejudicar a segurança dos seus dados, isso complica também o desempenho e performance do dispositivo.
Como evitar?
Ao observar o celular esquentando mais que o normal, é possível adotar certas medidas para tentar reverter a situação. Veja algumas abaixo:
- Evite expor o aparelho à luz solar direta;
- Ajuste o brilho da tela;
- Use acessórios corretos (carregador);
- Feche aplicativos sem uso;
- Mantenha seu dispositivo atualizado.

-
Política2 dias atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Cotidiano16 horas atrás
Nova Carteira de Identidade Nacional: veja quem precisa emitir
-
Tecnologia19 horas atrás
‘Modo paz’: como desativar o WhatsApp temporariamente sem mexer na internet
-
Tecnologia2 dias atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Empresas2 dias atrás
Petrobras recebe autorização para iniciar operação do FPSO em Mero
-
Empresas2 dias atrás
XP investe R$ 197 mi e amplia participação no Grupo Primo
-
Empresas2 dias atrás
Votação parcial aponta divisão entre acionistas da JBS sobre dupla listagem
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Nine-day fortnight: você conhece a nova tendência para o futuro do trabalho?