Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Cemig (CMIG4) compra a Barigui I

A adquirida é controlada pela Neoenergia (NEOE3).

Publicado

em

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig (CMIG4) – anunciou a compra da Barigui I, conforme fato relevante encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, o movimento diz respeito à totalidade das ações da adquirida, que é uma empresa de geração de energia elétrica.

Também traz que a Barigui I é uma empresa controlada pela Neoenergia (NEOE3), pela Baguari Energia, e Cemig Geração e Transmissão, com 69,39% do capital social, e Furnas Centrais Elétricas, com os 30,61% remanescentes.

E acrescenta que a Baguari Energia e Baguari I possuem 49% e 51%, respectivamente, de participação no Consórcio UHE Baguari.

Cemig (CMIG4): Barigui I

Ainda de acordo com o documento, em 16 de dezembro de 2022 a Neoenergia notificou a Baguari Energia acerca da celebração de um contrato com a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) para a transferência da participação em Baguari I, formalizando a oferta para a Baguari Energia do seu direito de preferência na aquisição de 100%.

“Direcionado do capital social da Baguari I, pelo preço de R$453,9 milhões, esse preço não está sujeito a qualquer tipo de ajuste”, disse.

Em 14 de março de 2023 foi publicado Fato Relevante da companhia informado alienação da totalidade de sua participação na Baguari Energia para FURNAS pelo montante de R$ 393 milhões, considerada a operação 1.

Já em 17 de março de 2023, após aprovação, pela Assembleia Geral Extraordinária da Baguari Energia, do exercício do direito de preferência para a aquisição da totalidade das ações da Baguari I, a Neoenergia foi devidamente notificada, pela Baguari Energia, sobre o direito de preferência exercido, considerada a operação 2.

“Com a conclusão da Operação 1, a companhia não fará mais parte do capital social de Baguari Energia e, consequentemente, da participação no Consórcio UHE Baguari. Caso haja a conclusão da Operação 2 antes da conclusão da Operação 1, a Companhia participará do aumento de capital na Baguari Energia, na proporção de sua participação, para aquisição de 100% da Baguari I, sendo que, ao final das duas Operações, alienará para FURNAS a totalidade de sua participação no Consórcio UHE Baguari”, ressaltou.

E disse mais: “os fechamentos da Operação 1 e da Operação 2 estarão sujeitos ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais a esse tipo de transação, incluindo as anuências cabíveis.”

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS