Conecte-se conosco

Empresas

Cemig informa aporte de R$ 265 mi proveniente da Nansen

Companhia atua em energia.

Publicado

em

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig (CMIG4) anunciou que a empresa Nansen realizará um investimento de R$ 265 milhões em uma nova unidade fabril e em um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no estado de Minas Gerais, com a previsão de gerar 215 novos postos de trabalho. O aporte será realizado por meio de um acordo firmado dentro do projeto SupriMinas, que visa a execução de planos de investimentos com a participação de parceiros locais, garantindo competitividade e vantagens logísticas.

A iniciativa, que conta com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da agência Invest Minas, tem como objetivo atrair investidores para o estado. O contrato foi assinado no dia 12 de dezembro de 2024, na sede da Cemig, com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, e dos CEOs da AUX Hi-Tech, Cheng Zhihao, e da Nansen Brasil, Chong Fam. A construção da unidade está prevista para começar em março de 2025, com operação iniciando em um ano.

Fernando Passalio destacou a importância da gestão eficiente das empresas públicas e seu impacto direto na população, enfatizando que, além de gerar lucro para a economia, a atração de investidores privados traz mais empregos para o estado e melhores serviços para o consumidor. “Isso só funciona quando se fomenta um ambiente competitivo, seguindo o que vem dando resultado nas principais economias do mundo”, afirmou.

Cemig (CMIG4)

Reynaldo Passanezi Filho, presidente da Cemig, celebrou a parceria com o Governo de Minas, que reforça o compromisso da companhia com o estado. “Estamos no maior ciclo de investimentos da nossa história, com o objetivo de melhorar ainda mais o fornecimento de energia para 774 municípios. Esse contrato gera economia na modernização e manutenção de equipamentos, cria empregos e impulsiona uma nova cadeia produtiva”, afirmou.

João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest Minas, ressaltou que a parceria estratégica demonstra como políticas públicas inovadoras podem transformar o ambiente de negócios. “Com a Nansen, garantimos uma cadeia produtiva mais eficiente e próxima, com tecnologia, logística otimizada e incentivos fiscais, criando um modelo que gera economia, emprego e desenvolvimento”, celebrou.

Invest Minas

A parceria entre Cemig e Invest Minas começou há cerca de dois anos, com o objetivo de atrair fornecedores de transformadores de baixa e média tensão para o estado. Anteriormente, as compras eram realizadas por meio de licitações com fornecedores de outros estados, como São Paulo, Mato Grosso e Amazonas, o que impactava a agilidade, a eficiência do fornecimento e os custos.

Ivan Peixoto, gerente de Operações de Logística da Cemig, explicou que a iniciativa envolveu uma série de reuniões com potenciais fornecedores para apresentar as oportunidades de negócios e os incentivos fiscais disponíveis para empresas que se instalassem em Minas. “Foi desenvolvido um edital de licitação, com critérios claros, que priorizou empresas comprometidas em instalar unidades de produção no estado, gerando empregos e fortalecendo a cadeia produtiva local”, destacou Osias Galantine, diretor de Compras e Logística da Cemig.

Além de gerar empregos e impulsionar a economia local, a iniciativa também contribuirá para a sustentabilidade, com uma estimativa de redução de 170 toneladas de CO2 por ano, graças à otimização logística. Isso equivale a uma diminuição de 180 mil quilômetros rodados anualmente para a entrega dos equipamentos.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS