Conecte-se conosco

Agronegócio

‘Cen’sacional: conheça a belíssima centáurea e aprenda a cultivar

Saiba quais os principais cuidados que devem ser empregues no cultivo dessa flor de campo. Confira mais detalhes.

Publicado

em

Centaurea cyanus, popularmente conhecida apenas como centáurea ou escovinha, é uma planta de campo com flores anuais e propriedades medicinais e terapêuticas.

A espécie apresenta folhas com coloração acinzentada devido à lanugem que recobre todo caule e folhas, e suas flores podem apresentar diversas cores, como azul, branco, rósea, vermelho e roxo. 

Por ser adorável e delicada, pode ser utilizada como bordadura, maciço e ajuda a compor cenários campestres com outras flores miúdas. Além disso, variedades anãs são bastante adequadas para plantio em vasos e jardineiras.

Por se tratar de uma planta que dá flores pequenas com pétalas afiladas, ela deve ser cultivada a sol pleno, em canteiros adubados e ricos em matéria fértil, preferencialmente orgânica. Um fator importante para o bom desenvolvimento da espécie é que ela demanda regas periódicas e aprecia o frio leve.

Sendo assim, se você tem interesse em conhecer as preferencias da espécie para não errar no cultivo, fique atento a essas dicas imprescindíveis!

Reprodução: Freepik

Clima ideal

Aprecia o frio de leve, sendo, portanto, indicada para regiões de altitude e de clima mais ameno.

Luminosidade

A centáurea aprecia sol pleno e por isso deve ser cultivada em locais com incidência de luz direta durante a maior parte do dia. Recomenda-se que seu plantio seja feito em área externa.

Solo

O substrato ideal deve ser bem adubado e rico em matéria orgânica. Além disso, também é importante que haja boa drenagem. Para o plantio em vasos, lembre-se de escolher um recipiente que apresente orifícios para a saída de agua e coloque uma camada de pedriscos no fundo antes de plantar a centáurea. 

Regas

A planta deve ser regada periodicamente, de modo a manter a terra levemente úmida. Nunca encharque demais, já que água em excesso pode contribuir para o apodrecimento das raízes. 

Propagação

Multiplica-se por meio de sementes, que podem ser cultivadas diretamente no local definitivo ou em sementeiras e balainhos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS