Economia
Cerveja nos estádios: a polêmica discussão sobre a liberação da venda de bebidas alcoólicas
Autoridades do setor estariam em discussão para colocar um ponto final na proibição que ocorre há mais de 30 anos em São Paulo.
Há mais de 30 anos, a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol no estado de São Paulo está proibida, mas, agora, autoridades do setor estão defendendo a volta da comercialização. E a discussão voltou a ser destaque sobre a proibição ou não de itens, como a cerveja.
Entre os nomes das autoridades, está incluso o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos. Segundo ele, futebol e cerveja formam um par importante para o lazer e para o dia de jogo, e os torcedores gostam de tomar uma cerveja com amigos antes das partidas.
Atualmente, os torcedores podem comprar bebidas alcoólicas fora do estádio, já que ambulantes e bares próximos vendem esses produtos e geralmente ficam à espreita ao redor do local dos jogos. Entretanto, dentro do estádio, é proibido consumi-las, por determinação de lei.
Foto: Piotr Piatrouski – Shutterstock/Reprodução
Decisão pode ajudar em empregos e faturamento
Segundo a Gourmet Sports Hospitality (GSH), empresa responsável pela área de alimentos e bebidas do Allianz Parque, a volta da cerveja nos estádios paulistas poderia aumentar em cerca de 30% o faturamento de estabelecimentos.
Além disso, a geração de empregos é outro ponto destaque ao falar do assunto, já que haveria um aumento nas contratações.
Tábata Silva, gerente do portal Empregos.com.br, afirmou que a mudança na lei representaria uma oportunidade enorme para a criação de empregos, especialmente em um segmento com muitos profissionais capacitados em busca de recolocação no mercado.
Então, o retorno das vendas de bebidas alcoólicas nos estádios tem ganhado cada vez mais simpatizantes com a possível nova realidade.
Entretanto, ainda há quem não concorde muito com a decisão. Especialistas acreditam que a liberação deve ter acompanhamento de medidas de combate à violência.
Fábio Wolff, especialista em marketing do setor esportivo, afirma que é necessária essa liberação ter essa preocupação. Principalmente para não colocar em xeque a segurança das pessoas que frequentam estádios.
Trata-se de uma alternativa que seria rentável e benéfica para todas as partes envolvidas, mas instruir o público com campanhas de conscientização também é fundamental caso isso aconteça.
A venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios de futebol em São Paulo teve sua proibição pela Lei Estadual nº 9.470, de 1996. A lei teve aprovação um ano após uma briga entre torcedores do Palmeiras e São Paulo, que ficou conhecido como “Batalha do Pacaembu”. A confusão terminou com 102 feridos e um morto.

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